Pelotas implementa dez novos leitos de UTI Covid na Santa Casa
Com a ampliação das vagas de alta complexidade na Santa Casa, Pelotas passa a contar com 30 leitos de UTI Covid
A partir desta quinta-feira (17), Pelotas passa a contar com mais dez leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Covid na Santa Casa de Misericórdia. A ampliação é resultado da parceria entre Prefeitura e o hospital, totalizando 30 vagas de UTI destinadas, exclusivamente, a pacientes suspeitos e positivos para coronavírus.
Conforme anunciado pela prefeita Paula Mascarenhas, na semana passada, o Município é responsável pelos leitos montados no espaço cedido pela Santa Casa. São dez UTIs provenientes de um kit hospitalar locado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O Poder Público também repassa um incentivo ao hospital, de R$ 20 mil por leito SUS, como já é feito para a Beneficência Portuguesa. A gestora municipal ressalta que a abertura dos novos leitos de UTI na Santa Casa ajudará a enfrentar o período crítico da pandemia vivido por Pelotas.
“É muito importante para que a rede de saúde tenha condições de prestar atendimento a quem a demande. Sabemos que esses leitos, em seguida, serão ocupados. Eles são importantes, mas não resolvem a situação toda. Por isso, continuamos pedindo às pessoas para que mantenham o isolamento, para que se cuidem. A situação é muito grave e nós precisamos da colaboração de toda a sociedade”, frisa Paula.
Dos dez leitos, seis são destinados para pacientes do SUS e quatro para pessoas com convênio de saúde.
Área e equipe
A direção da Santa Casa destaca que a área cedida pelo hospital, para receber os pacientes Covid, passou por adequações técnicas necessárias para realizar a montagem de uma unidade clínica de terapia intensiva. Além do espaço, a Santa Casa também é responsável pela equipe que realizará o atendimento dos internados. O grupo é composto por profissionais do quadro da instituição.
De acordo com a direção do hospital, todos se disponibilizaram a fazer parte da força-tarefa para ampliar os leitos Covid em Pelotas. No total, são 44 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas. O provedor do hospital, João Neves, explica que a iniciativa da Santa Casa, no enfrentamento ao coronavírus, é uma forma de retribuir à comunidade que sempre ajuda a instituição.
“A Santa Casa é um hospital dedicado e criado pela comunidade e não poderíamos nos omitir. Mantivemos contato com nossas equipes e elas se propuseram a fazer um trabalho a mais e, com ele, nós vamos tentar amenizar o problema. Estamos fazendo um esforço muito grande para atender a população. Nesse sentido, temos que elogiar a equipe que temos, que se colocou à disposição para mais esse desafio. Isso tudo em prol da comunidade que, como sempre, tem nos ajudado. Não podemos ficar sem dar uma resposta para ela”, salientou Neves.