Porto AlegreSaúde

Covid-19: Santa Casa de Porto Alegre lança novo apelo à sociedade

Em julho deste ano, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre lançou a campanha “O distanciamento nos une”, uma convocação à população para que as medidas de combate à pandemia fossem respeitadas por todos. Após cinco meses desse primeiro movimento, a instituição hospitalar vai novamente à público, desta vez, motivada pelos altos índices de ocupação de UTIs Covid em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul, que tendem a aumentar ainda mais após as festas de final de ano. Confira, no texto abaixo e neste vídeo, o novo apelo da Santa Casa.

Os votos de saúde e paz para 2021 só farão sentido se você fizer a sua parte.

Nove meses se passaram desde o início da pandemia e mais de oito mil gaúchos já perderam a batalha para a Covid-19. Entendemos que a sociedade está cansada dessa nova realidade e anseia – com urgência – o retorno de suas atividades, principalmente neste final de ano e nos seus períodos de férias. Mas, nesse momento em que as pessoas reafirmam seus desejos de saúde para aqueles que amam no ano que está por vir, a Santa Casa faz um apelo: celebre o ano novo exclusivamente em família, sem aglomerações e não descuide do uso de máscara.

Fotos: Silvio Ávila (as imagens que ilustram este texto e a campanha são de funcionários da UTI Covid da Santa Casa)

Acreditem: não há precedentes para o que estamos passando. As UTIs estão entrando em lotação máxima. Os leitos criados especialmente para o tratamento da Covid não serão suficientes se a população não fizer a sua parte.

Pense nos seus familiares. Tememos pelo momento em que as pessoas irão morrer de Covid à espera de um leito de UTI. Mesmo com todos os esforços dos gestores de saúde, poderão faltar leitos.

Pense nos trabalhadores de saúde. Estamos à beira de um colapso. As equipes assistenciais estão exaustas.

Pense em você. A Covid não escolhe gênero nem idade.

(Re)conscientize-se.

Botão Voltar ao topo