Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Canoas poderá abrir até 15 novos leitos de UTI covid

Nesta quarta-feira (6), durante reunião online com o governador Eduardo Leite, o prefeito Jairo Jorge colocou à disposição espaço no Hospital Universitário (HU), somando-se aos esforços para amenizar a crise provocada pela pandemia do coronavírus no Estado. “É uma forma de colaborarmos, porque esse é um momento de emergência. Estamos torcendo para não ocorrer, mas a tendência mostra que teremos um pico na segunda quinzena de janeiro”, declarou o prefeito.

O prefeito também sugeriu ao governador a aquisição de testes de antígeno junto ao Consórcio Público do Extremo Sul, medida que já está sendo adotada em Canoas. “É um teste rápido, com resultado em 15 minutos, que permite com confiabilidade a identificação de casos positivos de Covid, o que é fundamental para o gerenciamento das UPAs e dos leitos dos hospitais”, afirmou. Essa seria uma alternativa diante das dificuldades de aquisição de insumos e limitações estruturais do Laboratório Central do Estado (Lacen). Jairo lembrou que os testes RT/PCR demoram cerca de uma semana, com tempo de espera já tendo chegado a 14 dias.

Em relação ao distanciamento controlado e à cogestão com os municípios, o prefeito defendeu um maior compartilhamento de responsabilidades e apresentou a proposta de um modelo intermediário. Na prática, as prefeituras poderiam, em determinados setores, protocolos de bandeira laranja ou amarela, mesmo que o município esteja oficialmente na bandeira vermelha.

Sobre a vacinação da população, Jairo sugeriu que o Estado e os municípios esperem até o final de janeiro por uma definição do governo federal. Caso não avance a política nacional de imunização, defendeu que as cidades gaúchas, capitaneadas pelo governador Eduardo Leite, negociem a aquisição de vacinas junto ao Instituto Butantan, de São Paulo. “Não se trata de uma disputa, temos que ajudar o governo federal e o governo estadual. A vacina é um desejo da sociedade”, enfatizou o prefeito.

Esta foi a primeira reunião entre os prefeitos recém-empossados e o governador para tratar da estratégia de combate à Covid e do início da vacinação. Participaram a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, o secretário municipal da Saúde, Maicon Lemos, o secretário municipal de Governança e Enfrentamento à Pandemia, Felipe Martini, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e prefeitos da região metropolitana.

Botão Voltar ao topo