Obras na rua Bento Gonçalves, em Caxias do Sul
Trecho entre as ruas Alfredo Chaves e Do Guia Lopes começou a ser escavado na última semana
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) de Caxias do Sul informa que as obras de construção dos novos corredores de ônibus em concreto rígido atingiram o trecho final do projeto. Na última semana, o asfalto começou a ser retirado na rua Bento Gonçalves, entre as ruas Alfredo Chaves e Do Guia Lopes. A expectativa é que a preparação do solo aconteça durante esta semana, para que a camada asfáltica possa ser depositada em seguida. Os corredores de ônibus da rua Bento Gonçalves não avançarão além da rua Do Guia Lopes.
Simultaneamente, a SMTTM trabalha em obras pontuais em outros locais da cidade, para concluir a obra. Na rua Marechal Floriano, no trecho entre as ruas Os Dezoito do Forte e Sinimbu, operários se agilizam para a conclusão da pavimentação asfáltica. No cruzamento das ruas Os Dezoito do Forte e Marechal Floriano, ainda resta finalizar metade da estrutura do corredor de concreto. O trecho opera em meia pista e deverá ser invertido dentro de duas semanas, para a finalização dos trabalhos.
No cruzamento entre as ruas Bento Gonçalves e Borges de Medeiros, uma execução de travessia de drenagem abriu um buraco com mais de 3m de profundidade. Máquinas trabalham na conclusão das intervenções, cuja previsão é para até o final da corrente semana. O cruzamento das ruas Dal Canale e Marechal Floriano foi liberado ao tráfego para veículos na última sexta-feira (22), após concluídas as pavimentações asfálticas pendentes no trecho.
Os novos corredores de ônibus de concreto rígido têm extensão prevista de 2,2 km e estão avaliados em R$ 5 milhões, cujo montante está atrelado a um valor de R$ 8 milhões destinado à construção de Estações Principais de Integração (EPIs) de Ana Rech e na Zona Norte. As intervenções configuram contrapartida do município a investimentos de asfaltamento de 70 km na zona rural com recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF). Vale ressaltar que os corredores de ônibus têm previsão de durabilidade de no mínimo 20 anos, podendo chegar aos 40 anos sem investimentos de reformas.