O Hospital Clínicas de Porto Alegre (HCPA) instalou um novo tomógrafo no Bloco B, que centraliza os atendimentos covid.
O diretor administrativo do Clínicas, Jorge Bajerski, explica que o investimento de mais de R$ 2,2 milhões, com recursos do Ministério da Saúde, foi priorizado pela direção do hospital. O novo equipamento permite diminuir o tempo de espera para realização de tomografias – especialmente de tórax, e também reduz o intervalo entre os exames de diferentes pacientes com covid da Emergência e CTI. “Essa redução tem impacto direto na decisão médica”, explica o chefe do Serviço de Emergência, José Pedro Kessner Prates Junior.
O espaço no Bloco B foi planejado estruturalmente para receber o tomógrafo, que no futuro poderá atender a diversas demandas além da covid. “O espaço físico permite a manobra de macas maiores, com equipamentos mais complexos de assistência. Com o aparelho e uma equipe dedicada no local, diminui também o trânsito de pacientes infectados pelos corredores da instituição”, acrescenta o chefe do Serviço de Radiologia, professor Tiago Severo Garcia.
O HCPA já contava com outros três tomógrafos, para todos os exames da instituição. A aquisição da nova unidade separa mais os fluxos, repercutindo em mais segurança e rapidez em todos os atendimentos.