Prefeitura de Caxias se reúne com ambulantes do Centro
Estratégia é buscar solução em conjunto
A busca de uma solução nova, conjunta e efetiva para o problema do comércio ambulante na Avenida Júlio de Castilhos foi a pauta da reunião realizada na manhã desta sexta (5/2), na Prefeitura. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Emprego, Elvio Gianni, a questão só terá um fim quando for encontrado um caminho com alternativas a todos os envolvidos, inclusive os ambulantes, que também estavam representados na reunião.
“A fiscalização faz parte do trabalho, mas termos um olhar somente do ponto de vista da repressão da atividade não resolve, precisamos de uma postura mais abrangente, criando oportunidades. Precisamos das áreas de segurança, econômica e social. Além disso, nos reunimos para ouvir os principais envolvidos, que são os próprios ambulantes, que tinham dois representantes”, conta Gianni.
Do executivo, além de Gianni, estavam presentes o Secretário de Urbanismo, João Uez, de Segurança Pública e Proteção Social, Paulo Roberto Rosa da Silva, e a diretora da FAS, Katiane Boschetti da Silveira.
A Câmara de Vereadores também participou da reunião representada pelos presidentes de três comissões: de Desenvolvimento Econômico, Olmir Cadore, de Segurança Pública e Proteção Social, Alexandre Bortoluz, e de Direitos Humanos e Cidadania, Estela Balardin.
“Estamos trabalhando em um plano de ação que envolve poder público, entidades, lideranças. Vamos organizar trabalho, treinamento. Na reunião, os ambulantes disseram que gostariam de outro local adequado, para que saíssem da Av. Julio. Sugerimos também a formalização da atividade, ou um processo de criação de MEI. Vamos estruturar tudo isso em conjunto”, explica o secretário Gianni.
Nesta semana a prefeitura também esteve reunida com entidades representativas do comércio para trata sobre o tema.