Cidades do RSNotíciasRio Grande do SulSaúde

Canoas abrirá mais 45 leitos clínicos de Covid-19

Área onde funcionarão os leitos foi visitada na manhã desta sexta-feira (5)

O prefeito Jairo Jorge anunciou, nesta sexta-feira (5), a reforma de uma antiga ala de internação do Hospital Nossa Senhora das Graças para abertura de 45 leitos clínicos exclusivos de atendimento a pacientes com coronavírus. A estrutura, desativada atualmente, receberá um investimento de R$ 250 mil. A autorização para as obras, que devem começar na segunda quinzena de fevereiro, foi dada pelo prefeito durante a inauguração de 10 novos leitos de UTI Covid-19 na instituição.

A medida busca preparar o município para a segunda onda da doença, que apresenta como característica maior número de internações. “Em vez de gastar com hospitais de campanha, que são transitórios, nós estamos investindo nos nossos hospitais”, declarou Jairo Jorge. Atualmente, Canoas conta com 79 leitos de enfermaria para Covid-19, utilizados para retaguarda das áreas da emergência, UTI e internação. Nove deles, localizados no Hospital de Pronto Socorro, foram inaugurados na semana passada.

Nova emergência SUS é inaugurada

O Hospital Nossa Senhora das Graças inaugurou, também nesta sexta-feira, a nova emergência do Sistema Único de Saúde (SUS), que retornou ao local onde funcionava anteriormente. Em 2020, o serviço foi transferido para a área de Emergência de Convênios, que acabou fechada pela gestão anterior.

A estrutura foi reformada e recebeu melhorias para prestar um atendimento mais qualificado aos pacientes. “Estamos fortalecendo a Emergência SUS, que funcionará em um local mais amplo e adequado. Com isso, também ampliaremos os leitos de emergência para convênios”, afirmou o prefeito.

Novos leitos de UTI Covid

Com a abertura dos 10 novos leitos de UTI Covid no Graças, a quantidade de leitos de terapia intensiva exclusivos para pacientes de coronavírus no município passa de 49 para 59. Mais 15 devem ser abertos no Hospital Universitário na próxima semana, o que elevará a capacidade da rede hospitalar a um total de 74 leitos de UTI Covid, um incremento de 31 leitos em relação à estrutura encontrada pela atual gestão.

Botão Voltar ao topo