Madrugada com aglomeração, veículos multados e prisão, em Canoas
A Operação Sossego, na noite de segunda (15) e madrugada de terça-feira (16), fiscalizou, a partir de denúncias, 21 estabelecimentos comerciais e os seguintes locais no município de Canoas: Praça Dr. Décio Rosa, Praça e centro de esportes Martin Luther King, estação Mathias Velho, uma festa particular na rua Juscelino Kubitschek, e a rua Bela Vista, no Mathias Velho.
Nesta operação – reforçada para os dias de Carnaval -, os agentes de fiscalização da Guarda Municipal, Brigada Militar e da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade (SMTM) abordaram 386 pessoas, fiscalizaram 73 veículos de passeio, 37 motocicletas e seis táxis. Foram expedidos 13 Atos de Infração de Trânsito e autuados oito veículos, sendo dois recolhidos. Um termo circunstanciado de desobediência foi lavrado por aglomeração e uma prisão foi efetuada.
A Operação Sossego ganhou reforço durante os feriados de Carnaval para evitar aglomerações, a perturbação do sossego, e garantir o cumprimento das medidas sanitárias para prevenção da covid-19.
O que pode ou não, neste carnaval
Em função da epidemia de Covid-19, está proibida qualquer formação de blocos de carnaval nas ruas ou em espaços públicos. Os eventos com venda de bebida devem ter lotação máxima de 40% e os sem venda de bebida, de 50% – ambos respeitando a distância de 2 metros entre os participantes.
Os restaurantes devem ter ocupação máxima de 50%, incluindo trabalhadores e clientes, com distanciamento de 2 metros entre as mesas. É permitido delivery, retirada e drive-thru.
Em salões de festas, estão permitidos os eventos com no máximo 70 pessoas e com quatro horas de duração, com distanciamento de 2 metros entre as mesas.
Denúncias de Aglomeração
Denúncias de aglomerações podem ser feitas pelo whatsapp 993014751, pelo número da Guarda Municipal 153, ou pelo 190 da Brigada Militar.