BANDEIRA PRETA: Caxias do Sul registra 95% de ocupação dos leitos de UTI pelo SUS
Cirurgias eletivas pelo SUS estão suspensas
A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que 95% dos leitos de UTI adulto pelo SUS estão ocupados nesta terça-feira (23/02). No início da manhã, a ocupação SUS havia chegado a 100%. Os dados refletem as internações em UTI em geral, não apenas por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG, que inclui a covid-19), o que torna a situação ainda mais preocupante. Na rede privada, a ocupação é de 80%. Os dados são parciais.
Em função do momento crítico na rede hospitalar, a Secretaria da Saúde reafirma que todas as medidas de prevenção devem ser rigorosamente mantidas e reforçadas, inclusive por quem já recebeu uma ou as duas doses da vacina contra a covid-19. O imunizante proporciona que, caso infectada, a pessoa desenvolva formas mais leves da doença, e não há confirmação de que ela não transmita mais o vírus. Por esse motivo, fazer o uso de máscara, realizar a higiene correta e frequente das mãos e evitar aglomerações são recomendações que seguem válidas a toda a população.
Na semana passada, a SMS emitiu um alerta em relação ao aumento expressivo de internações por SRAG, como reflexo de aglomerações registradas recentemente.
Cirurgias eletivas pelo SUS estão suspensas
A SMS informa que, conforme orientação emitida pela Secretaria Estadual de Saúde, as cirurgias eletivas estão suspensas até dia 31 de março. A medida é necessária para que a força de trabalho, a área física e os equipamentos hospitalares sejam disponibilizados na integralidade para fortalecer o atendimento voltado à pandemia de covid-19.