Porto Alegre

Escolas municipais de Porto Alegre não recebem alunos nesta semana

A Secretaria Municipal da Educação de Porto Alegre enviou às escolas, na sexta-feira (26), um documento contendo orientações para os procedimentos a serem adotados nesta semana, período em que devem concentrar esforços na limpeza e manutenção dos ambientes físicos.

O texto também contém informações dirigidas aos serviços de cozinha, gestão de vagas, nutrição, sobre o acesso ao Programa Mais Seguro, acompanhamento dos casos de Covid entre funcionários e na comunidade escolar, bem como processos da gestão pedagógica.

Na última quinta-feira (25), as escolas da rede municipal foram impedidas de receber alunos por decisão da Justiça, em ação movida pelo Sindicato dos Municipários de Porto Alegre. Ainda assim, algumas escolas mantiveram o trabalho de preparação dos espaços para a recepção das crianças/estudantes. A ideia é que, assim que alterado esse quadro, as 42 escolas da rede própria municipal estejam prontas para recepcionar alunos e familiares, da forma mais segura possível.

A secretária Janaína Audino destaca que o calendário de 2021 não será prejudicado devido a esses dias que não puderam ser computados. “O nosso calendário prevê 205 dias letivos, por isso tivemos uma margem nesta semana que passou. Agora, temos que nos organizar para iniciar de forma remota, mesmo não tendo as melhores condições. Sabemos das dificuldades dos alunos em relação ao acesso à conectividade e às condições de equipamentos. É um desafio que teremos que enfrentar até o retorno das aulas presenciais”, afirmou.

Na quarta-feira (24), único dia em que as escolas da rede própria municipal de educação infantil e comunitárias foram liberadas para funcionar, cerca de 90% delas abriram as suas portas e quase 2,2 mil crianças compareceram.

Botão Voltar ao topo