Aconteceu neste final de semana mais uma etapa das fiscalizações noturnas, envolvendo as forças de Segurança, de Canoas. Nas noites de sexta-feira, e sábado a ação contou com a participação da Guarda Municipal, Brigada Militar, Secretaria do Meio Ambiente, e Diretoria de Trânsito. Conforme a Secretaria Municipal de Segurança Pública, neste final de semana houve uma redução de aproximadamente 60% nos casos de estabelecimentos abertos após o horário das 20h.
O diretor da Guarda Municipal, Eder Martini, comemora o resultado das fiscalizações noturnas mas alerta que durante o dia a pandemia continua. “O que acontece é que no período noturno diminuiu muito o numero de comércios irregulares. Porém, durante o dia ainda continua muita gente indo para praças e outros locais públicos, além de eventos particulares. A gente pede que a população entenda o momento e evite aglomerações” detalhou.
Na noite de sexta-feira foram 9 estabelecimentos fiscalizados, dos quais 5 receberam notificações, além de uma interdição. No sábado foram 4 locais que receberam a visita das forças de Segurança, sendo 3 estabelecimentos notificados, e 1 orientado a fechar. Todas as fiscalizações foram feitas através de denúncias.
O secretário da Segurança Pública, de Canoas, Emerson Wendt fez um apelo para que as pessoas respeitem o distanciamento, assim, ajudando a cidade a superar esse momento. “As pessoas tem de estar cientes de que aglomerações neste momento geram filas nas vagas para a UTI e, também, filas para o registro de óbitos em cartórios. A perda familiar pelo covid dói muito mais do que a falta que faz um abraço e uma conversa próxima neste momento de necessidade de afastamento social” pediu Wendt.
Denuncias
Para denunciar aglomerações, festas clandestinas ou comércios funcionando após as 20h, o cidadão deve ligar para os números 153 (para denunciar comércio) e 190 (para denunciar pessoas e festas particulares)