NotíciasRio Grande do Sul

Hospital de São Leopoldo abre mais 16 leitos clínicos para covid-19

O Hospital Centenário, de São Leopoldo, está atingindo a capacidade máxima de sua estrutura para leitos covid-19. Nesta terça-feira (16), mais 16 leitos clínicos para atendimento de pacientes com covid-19 foram abertos na Clínica C1, próximo ao setor de isolamento, porém, a falta de profissionais no mercado, o afastamento por contaminação pelo vírus e o esgotamento impedem o acolhimento de novos pacientes.

Os leitos, antes destinados à internação geral, foram liberados para realocar pacientes da Área Covid e receber novas internações. Os pacientes que estavam internados no local onde estão os novos leitos foram transferidos para outras clínicas do hospital. Ao todo, o Hospital Centenário terá, a partir de hoje, 54 leitos clínicos exclusivamente para os casos de covid, mas o deficit de mão de obra é uma ameaça.

“Não há mais mão de obra qualificada no mercado, estamos correndo contra o tempo, nossos profissionais estão esgotados e muitos estão afastados por conta do vírus. Abrimos 16 leitos, isolamos uma área para evitar o contato com o restante das clínicas de internação onde temos pacientes de outras patologias. É um momento crítico sem perspectiva de melhora”, afirma a presidente da Fundação Hospital Centenário, Lilian Silva.

Para o prefeito Ary Vanazzi, a situação é dramática e a falta de profissionais é um enorme desafio nesse momento de maior gravidade da pandemia. Ele lembra que em março do ano passado eram 28 leitos, sendo 5 de UTI e 23 clínicos. Agora, com o novo aumento, são 18 leitos de UTI e 54 leitos clínicos, só no Hospital, sem contar os leitos na UPA e no Centro de Saúde Feitoria.

Reorganização de espaços
Desde o último dia 9 de março, até hoje (16), pacientes com outras enfermidades estão sendo realocados nas clínicas afastadas fisicamente da Área Covid, para que nos quartos mais próximos ao setor de isolamento sejam acolhidos pacientes com o vírus atendidos na UPA Zona Norte e unidades de saúde.

Em dezembro do ano passado, a enfermaria covid estava estruturada com 23 leitos, foi ampliada para 28, 31, 38 e, desde esta terça, 54 leitos clínicos. Esta ampliação representa um aumento de 134% na oferta de leitos clínicos.

Em março de 2020, quando foi decretada a pandemia, o Hospital Centenário foi dividido em duas frentes de atendimento, uma exclusiva para pacientes com o vírus, outra para paciente geral. Inicialmente a Área Covid foi equipada com cinco leitos UTI e 23 clínicos. Atualmente a Área Covid conta com 18 leitos de UTI habilitados, representando um aumento de 260% na capacidade de atendimento de UTI, e ainda dois leitos extras adaptados para UTI e 31 leitos clínicos, com a reorganização de espaços, foram somados outros leitos chegando a 54.

Botão Voltar ao topo