Rio Grande do SulSaúde

Assembleia gaúcha repassa R$ 5 milhões a pronto atendimentos Covid

Um aporte de R$ 5 milhões do orçamento da Assembleia Legislativa está sendo repassado para o governo do Estado garantir custeio de manutenção de 55 pronto atendimentos municipais que recebem exclusivamente pacientes de Covid-19. O ato de assinatura do repasse foi realizado na manhã desta quinta-feira (18) na presidência da Assembleia Legislativa com a presença da secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Conforme o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Gabriel Souza, esse valor é resultado da economia realizada pelo Legislativo nos meses de janeiro e fevereiro, com o objetivo de colaborar no enfrentamento à pandemia. “Será uma importante ajuda para os municípios que atualmente estão mantendo o custeio destas unidades para garantir o atendimento de pacientes com Covid-19”, afirmou.

“Diante de tantos desafios neste momento em que passamos pela maior crise sanitária, é de suma importância alcançar esses valores para os municípios que mantêm esta estrutura de atendimento à população, por 24 horas, sete dias da semana, e que sempre foram financiados com os próprios recursos municipais”, destacou Arita.

Segundo a secretária, com o crescimento da demanda, aumentou o custo dos serviços, da medicação e a necessidade de ampliar as equipes de atendimento. “Essa iniciativa demonstra que a Assembleia Legislativa está sensível às necessidades dos municípios na manutenção e custeio desses serviços de pronto atendimento no Estado”, disse.

Também participaram do ato a vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputada Kelly Moraes, a presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputada Zilá Breitenbach, ambas de forma presencial, e outros parlamentares virtualmente.

Municípios beneficiados

Arambaré
Arroio do Sal
Arroio Grande
Áurea
Balneário Pinhal
Barão de Cotegipe
Barra do Ribeiro
Benjamin Constant do Sul
Bento Gonçalves
Bossoroca
Capão da Canoa
Capão do Leão
Cerro Grande do Sul
Chuí
Cidreira
Cristal
Eldorado do Sul
Entre Rios do Sul
Garibaldi
Hulha Negra
Imbé
Independência
Ivoti
Machadinho
Mariano Moro
Montenegro
Nova Santa Rita
Palmares do Sul
Panambi
Passo Fundo
Pedras Altas
Pelotas
Porto Alegre
Redentora
Restinga Seca
Rosário do Sul
Santana da Boa Vista
Santa Cruz do Sul
Santa Maria
Santa Maria do Herval
Santiago
Santo Ângelo
São Borja
São José do Hortêncio
São Leopoldo
São Valentim
Sapiranga
Sarandi
Sentinela do Sul
Tapes
Tavares
Terra de Areia
Torres
Turuçu
Xangri-Lá

Botão Voltar ao topo