Porto Alegre

Canetas aplicadoras de insulina estão disponíveis para diabéticos de Porto Alegre

Em Porto Alegre, pessoas com diabetes tipo 1 de qualquer idade e tipo 2 menores de 19 e maiores de 50 anos em uso de insulina têm à disposição canetas aplicadoras NPH e regular para facilitar o manuseio do medicamento. Além desses, pessoas com diagnóstico de cegueira em ambos os olhos, acuidade visual comprometida ou que não possuam um dos membros superiores, impossibilitando a aplicação em frasco ampola, podem ser contempladas. Nesses casos, é necessário apresentar laudo médico.

As canetas estão disponíveis nas farmácias distritais do município. Na consulta farmacêutica, o profissional revisa o tratamento, verifica se a pessoa se enquadra nos critérios e sugere a mudança da aplicação, substituindo o uso de frascos ampola e seringa. Com a iniciativa, o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é dar mais segurança no modo de aplicação, evitando erros na dosagem.

A caneta oferece mais praticidade e precisão, simplificando a aplicação da dosagem indicada. O seletor visual e sonoro indica quando a dose está completa e permite melhor controle da dosagem. Além disso, as canetas são portáteis, facilitando a higienização e a praticidade.

A indicação de uso e distribuição de canetas para aplicação de insulina começou em julho de 2019 pelo Ministério da Saúde, e as faixas etárias de pessoas elegíveis têm sido ampliadas desde então.

Confira os endereços das farmácias distritais:

Farroupilha (Centro de Saúde Modelo) – Av. Jerônimo de Ornelas, 55
Centro (Centro de Saúde Santa Marta) – Rua Capitão Montanha, 27
Murialdo – Av. Bento Gonçalves, 3722
Camaquã – Rua Prof. Dr. João Pitta Pinheiro Filho, 176
Vila dos Comerciários (Cruzeiro) – Rua Professor Manoel Lobato, 151
IAPI (Centro de Saúde IAPI) – Rua Três de Abril, 90
Bom Jesus – Rua Protásio Alves, 7771
Sarandi – Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 744
Navegantes – Av. Presidente Roosevelt, 5
Restinga – Rua Álvaro Difini, 520

Botão Voltar ao topo