Porto Alegre

Saiba quais são os locais para descarte de óleo de fritura em Porto Alegre

Em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado nesta segunda-feira, 22, o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), que integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), relembra os pontos para entrega de óleo de cozinha. Ao todo, são 77 locais que recebem esse tipo de resíduo em Porto Alegre, situados em diversos bairros.

Os Pontos de Entrega de Óleo de Fritura (Peof) são uma opção para o descarte correto desse tipo de resíduo. A empresa conveniada, a Ecológica, recolhe o material deixado nos pontos para encaminhá-lo ao destino mais adequado. O óleo coletado é reaproveitado para a produção de biodiesel.

O descarte incorreto do óleo de fritura provoca complicações como entupimentos, além de problemas de drenagem. “É muito importante que a população esteja ciente dos problemas causados pela destinação imprópria deste resíduo, que deve ser descartado corretamente para não prejudicar outras formas de vida, principalmente marinhas. Orientamos que o cidadão guarde o que restou do óleo de fritura em uma garrafa, a feche bem e encaminhe a um dos 77 pontos de descarte distribuídos na nossa cidade”, ressalta o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques dos Reis.

Segundo o titular da SMSUrb, Marcos Felipi, não basta somente cobrar atitudes melhores da sociedade. “É preciso dar soluções que fomentem uma cultura de responsabilidade ambiental. Temos dezenas de pontos onde este resíduo pode ser descartado corretamente. A partir disso, e com a cooperação da população, teremos cada vez mais cuidado com a nossa água.”

Por ser menos denso do que a água, o óleo de cozinha forma uma película sobre ela, de forma que não é possível separá-los após o contato. Apenas um litro de óleo é capaz de contaminar um milhão de litros de água, por isso é tão importante que o resíduo tenha uma destinação adequada. Para mais informações sobre como descartar de forma ambientalmente correta o óleo de cozinha

Botão Voltar ao topo