O barulho na tormenta: Stella Folks expia os dilemas da pandemia em novo single “Fundo do Poço”

Banda de Florianópolis apresenta a primeira da série de quatro músicas compostas no meio da “tempestade” de 2020. Aviso aos navegantes: não tem vista do canal, somente a o vislumbre de uma superfície nebulosa.

O ano era 2019 e ainda que sombras já pairassem sobre os céus do país, a banda Stella Folks vislumbrava o seu lugar ao sol. O quarteto indie rock metia o pé na cena de Florianópolis com o seu primeiro álbum (“Stella Folks”, com produção de Alexei Leão), um prestigiado e reverberante show de lançamento no Teatro Álvaro de Carvalho e oferta de palcos para decantar a obra. Então veio 2020 e com ele a pandemia que varreu como uma tempestade a esperada “colheita”. Em meio a esse limbo ao qual fomos tragados, o grupo emerge agora com um novo e vibrante single, “Fundo do Poço”, o primeiro da série de quatro trabalhados durante esses tempos de isolamento e frustrações. Nada será como antes, inclusive a Stella.

“É a desigualdade, a desesperança, a raiva e o esgotamento que estão muito no foco dessa pandemia”, desabafa o vocalista Thiago Mates. Não por menos que “Fundo do Poço” foi a primeira a ser trabalhada para abrir a série de quatro singles, que serão lançados nos próximos meses, culminando em um EP. A composição é de André Guesser, atual baterista da Stella e ex-integrante da banda Samambaia Sound Club, com letra de outro ex-Samambaia, Jean Mafra – e isso diz muito sobre o caminho tomado pela banda para um encontro com o groove do funk 70, o post-punk 80 e o indie rock atual.

“Fundo do Poço” é explosiva, com boas incursões de disco, guitarra enterrada, uma cozinha pesada e synths dançantes. É nisso que reverbera a letra densa, que trata da vinda de uma tempestade arrasadora, sob o olhar de quem assiste ao “fundo desse poço”. Nas mãos do “núcleo duro” da Stella Folks (Thiago Mates/vocal, Raphael Faria/baixo, Rafael Pollmann/guitarra e André Guesser/bateria) a composição original ganhou peso e velocidade. Soma-se a isso, a sonoridade disco agregada com os teclados na participação do convidado Diego Stecanela (de Outros Bárbaros).

“Fundo do Poço” também difere das outras três que preparamos no ano passado e que virão na sequência. Mas uma coisa que estará muito presente nesses trabalhos é que a banda está fazendo mais barulho. Essa será a cara da nova Stella”, avisa o vocalista. “Fundo do Poço” deve ganhar um clipe em abril, mantendo uma linha de lançamentos de singles alternados com vídeos. É o possível dentro de uma realidade de imprevisibilidades, sujeita a intempéries, mas desta vez sem tempo para o silêncio. A previsão para os próximos tempos é barulho. Acostumem-se!

Confira “Fundo do Poço” no dia 26 de março nas plataformas Spotify, Deezer, Itunes, YouTube.
Siga @stellafolks

Ficha técnica

“Fundo do Poço” (Letra)

tempestade está chegando
nossas casas vão caindo
não fica nada de pé
sob chuva tão intensa
como essa de agora
um lugarejo qualquer

COMO O NOSSO, VIRA DESTROÇO
FAÇO O QUE POSSO PRA MANTER A FÉ

tempestade está caindo
mais um ano sem colheita
cê sabe como que é
banco leva nossa casa
que nem nossa era mesmo
seguimos em marcha ré…

EU ME ESFORÇO, FUNDO DO POÇO
FAÇO O QUE POSSO PRA MANTER A FÉ

tempestade que não finda
vê-se tudo lá de cima
lá das coberturas, zé
zé mané aqui embaixo
nas janelas vê os rostos
dos que lucram com até

DESGRAÇA NOSSA, NOSSO PESCOÇO
FAÇO O QUE POSSO PRA MANTER A FÉ

TAMO NA FOSSA, TÁ TUDO OSSO
FAÇA UM ESFORÇO E EU VOU METER O PÉ

Sair da versão mobile