Pelotas vacina 2.234 idosos na Sexta-Feira Santa
Drive-thru no feriado ampliou a vacinação contra Covid para pessoas com mais de 67 anos
A sexta-feira (2) começou com um compromisso inadiável para pessoas a partir de 67 anos, em Pelotas: receber a primeira dose contra a Covid-19. Durante o feriado, a Prefeitura imunizou 2.234 pessoas no drive-thru, realizado no Centro de Eventos da Fenadoce. A vacinação teve como novidade o início da campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene para famílias em vulnerabilidade social devido à pandemia.
No dia de maior movimento registrado até agora na vacinação contra Covid-19 , a prefeita Paula Mascarenhas, acompanhou o trabalho das equipes e as doações feitas pelos cidadãos.
” Nós estamos pedindo para as pessoas doarem para quem ficou mais vulnerável nessa pandemia, famílias que perderam renda e que precisam desse apoio, dessa solidariedade”, disse Paula.
A assistente social Adelaide Mattarredona, que acompanhou o marido, Carlos Alberto Rabassa, 67 anos, no momento da imunização, e entregou os produtos nas mãos da prefeita.
“É a oportunidade de ajudar quem precisa no momento em que estamos recebendo a vacina. É muito gratificante”, afirmou Adelaide.
Um caminhão instalado na saída do pavilhão onde ocorre a vacinação é o ponto de coleta no Centro de Eventos. A Secretaria de Assistência Social (SAS), responsável pela coleta e distribuição dos alimentos, solicita em especial, a doação de leite. Também são aceitos produtos de higiene e limpeza. A campanha se estenderá aos outros pontos de vacinação, como as sete escolas localizadas em bairro da cidade.
Paula também acompanhou de perto o trabalho intenso das equipes responsáveis pela organização do trânsito, preenchimento dos dados dos idosos e pela vacinação. A chefe do executivo aproveitou para explicar porque o Município irá interromper a vacinação durante o fim de semana.
“Estamos trabalhando com as equipes completas, para dar conforto à população, para não ter que esperar tanto. Com isso, a gente não consegue dar folga, a gente usa todas as equipes todos os dias. Por isso, nós vamos parar neste fim de semana, precisamos dar um descanso para esse pessoal que está trabalhando, incansavelmente, a maioria de forma voluntária. Eles precisam desse descanso”, esclareceu.
Paula reforçou que a retomada da imunização ocorre na segunda-feira (5) para pessoas com mais de 69 anos nas sete escolas municipais, localizadas nos bairros.
Reforço na força-tarefa da imunização
A equipe do drive-thru ganhou o reforço de 60 componentes do Exército, integrantes do 9º Batalhão de Infantaria Motorizado (9º BIMtz). Os militares auxiliaram no preenchimento obrigatório dos formulários com os dados dos vacinados e atuaram na imunização, além de levarem música para o público com a Banda do 9º BIMtz,
A tenente Tatiane Póvoa explica que faz parte da rotina dos militares estarem inseridos em ações sociais, mas dessa vez auxiliar na imunização contra o coronavírus tem um sentido maior.
“Estava esperando por isso, por ter escolhido a área da saúde e por fazer parte do Exército. É a nossa missão, estou muito feliz em ajudar”, pontuou a oficial.
A secretaria de Saúde, Roberta Paganini, confirmou a permanência dos militares a partir de agora no drive-thru.
Cerca de 150 pessoas atuaram no drive-thru do feriado da sexta-feira santa, entre agentes de trânsito, servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal, além de profissionais de saúde, voluntários de escolas técnicas e universidades.
Formulário preenchido, serviço agilizado
Para agilizar a fila de vacinação, muitas pessoas já chegaram com o formulário padrão preenchido. Marion Pizarro, 67 anos, foi uma delas.
“Minha filha pesquisou no site da Prefeitura, imprimiu e preenchemos ontem. Fica mais fácil e rápido, ainda mais hoje que o almoço é especial, tem peixe me esperando em casa”, brincou a idosa.
As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários são orientadas a levar preenchidos aos locais de vacinação do formulário de dados pessoais. O documento está disponível no link.
A SMS esclarece que essa antecipação no processo não é obrigatória, mas garante agilidade ao atendimento, já que os voluntários terão apenas de preencher o questionário sobre alergias, comorbidades e outros itens clínicos da pessoa que será vacinada.