Cidades do RSRio Grande do Sul

Cronograma da 1ª etapa da vacinação contra a gripe em Taquara

A 23° Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe) inicia em Taquara na próxima segunda-feira (12) e segue até 9 de julho. A vacinação será feita de forma escalonada onde os grupos prioritários serão distribuídos em três etapas.

Nesta primeira etapa, que ocorre de 12 de abril a 10 de maio, a vacina será destinada a crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

As crianças devem ser vacinadas nas salas de vacinas das unidades básicas de saúde Piazito, Mundo Novo, Santa Terezinha e Empresa; as gestantes, nas UBSs onde realizam as consultas de Pré-Natal; as puérperas, na UBS Piazito quando o recém-nascido for realizar o Teste do Pezinho e os trabalhadores de saúde no local de trabalho ou nas UBSs de acordo com o calendário.

Importância da vacina

Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra a gripe é muito importante, pois mesmo não protegendo contra o coronavírus prevenirá o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos, internações e a sobrecarga nos serviços de saúde, além de reduzir os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19.

2ª etapa

A segunda etapa da campanha será de 11 de maio a 8 de junho para a vacinação de idosos com 60 anos ou mais e professores das escolas públicas e privadas. Já a terceira etapa, ocorre de 9 de junho a 9 de julho, e, será destinada à vacinação de pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.

Todas as unidades básicas de saúde de Taquara, tanto na zona urbana quanto no interior, atenderão, de segunda à sexta-feira, sendo na cidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e, no interior das 8h às 16h, sem fechar ao meio-dia. Exclusivamente, o atendimento na UBS Piazito é das 8h às 11h30 e das 13h às 17h e o atendimento na UBS Empresa é das 7h30 às 11h30. (Acerca da necessidade de vacinadores nos dias de vacinação contra a Covid-19, alguma unidade poderá estar fechada).

A coordenadora responsável pelas imunizações, Fernanda Flores, observa que todos os profissionais de saúde devem levar documentação que comprove a idade e a atuação na área da saúde. As crianças devem estar munidas da carteira de vacinação e os doentes crônicos precisam apresentar a receita dos medicamentos.

Cronograma da 1ª etapa da vacinação

12 de abril a 10 de maio

 Crianças (6 meses a < de 6 anos)

FAIXA ETÁRIA DATA LOCAIS
6 meses a 1 ano 11m e 29 d 12 a 16/ Abril UBSs Piazito, Mundo Novo, Santa Terezinha e Empresa
2 anos a 3 anos 11m e 29 d 19 a 23 / Abril
4 anos a 5 anos 11m e 29 d 26 a 30 / Abril
6 meses a 5 anos 11m e 29 d (todos) 03 a 07 / Maio
Crianças Institucionalizadas 10 de Maio Lar Padilha

 Observações: Famílias com crianças em mais de uma faixa de idade poderão vacinar todas as crianças no mesmo dia.

Gestantes e puérperas

GRUPO DATA LOCAIS
Gestantes 12 de Abril a 10 de maio Nas Unidades de Saúde onde realizam o Pré-Natal
Puérperas Na UBS Piazito quando o recém nascido realizar o Teste do Pezinho

Observação: Puérperas que o bebê já tiver realizado o teste do pezinho em 12/04/2021 deverá procurar o serviço onde realizou o Pré-Natal.

Gestantes que realizam o Pré-Natal em serviço Privado ou convênio devem procurar a UBS Piazito.

Trabalhadores da saúde

GRUPO DATA LOCAIS
Hospital, Hemo, Unimed, Rede Básica. 12 a 16 de /Abril No local de trabalho do profissional
60 ANOS OU MAIS 19 a 23 /Abril UBSs Piazito, Eldorado, Fazenda Fialho, Mundo Novo, Padilha, Pega Fogo, Rio da Ilha, Santa Cruz, Santa Maria, Santa Terezinha e Empresa
40 ANOS OU MAIS 26 a 30 /Abril
DEMAIS 03 a 07 /Maio
Botão Voltar ao topo