Hospital Bruno Born, de Lajeado, investe em tecnologia
As novas tecnologias têm se mostrado importantes aliadas para o funcionamento das unidades de saúde, garantindo informações precisas e atualizadas sobre a ocupação de leitos, estoque de insumos, medicações administradas, prontuário eletrônico dos pacientes, escalas de trabalho, entre outros detalhes importantes. Por isso, toda falha ou interrupção dos sistemas deve ser prevenida e evitada. Foi já com esse objetivo que o Hospital Bruno Born, de Lajeado, no Rio Grande do Sul, há 13 anos contratou os serviços da Flowti, especialista em criar e manter ambientes críticos, dinâmicos, inteligentes e seguros.
Referência no atendimento de várias especialidades na região dos Vales do Taquari e Rio Pardo, a unidade de saúde conta com o serviço de monitoramento e do suporte para a manutenção da operação do ambiente crítico do hospital, que não pode parar, principalmente, em meio à pandemia, conforme aponta o coordenador de TI do Hospital Bruno Born, Fabrício Scheunemann (foto).
“A complexidade da infraestrutura da TI e as especializações de tecnologia e capacitação para a gestão do banco de dados demandam muitos especialistas, por isso optamos pelos serviços da Flowti. A escolha deu-se graças à equipe especializada em soluções robustas para melhorar a performance no ambiente de TI dos negócios, certificada e experiente e que atua diretamente na infraestrutura de banco de dados Oracle para resolver incidentes e, principalmente, prevenir problemas futuros, garantindo sua estabilidade com monitoramento e suporte no modelo 24x7x365”, diz.
Recentemente um incidente climático colocou a equipe à prova, quando um raio caiu nas proximidades e afetou a infraestrutura de TI do Hospital Bruno Born. “Nosso monitoramento imediatamente identificou e comunicou o cliente sobre um problema na infraestrutura de TI do hospital. Com atuação ágil, estabilizamos o ambiente dentro da janela de tempo esperada para esse tipo de situação. A proatividade da equipe levantou outros pontos de atenção e necessidades de melhorias. Para o sucesso da ação, tínhamos uma equipe técnica multidisciplinar à disposição do cliente, com especialistas em diferentes frentes”, conta o DBA Oracle da Flowti, Maicon Carneiro.
Monitoramento contínuo
Scheunemann destaca que a área de tecnologia da informação da instituição entende que para manter um fluxo contínuo de tecnologia, precisa manter seus ambientes críticos monitorados, para que os especialistas da Flowti consigam proporcionar estabilidade, segurança da informação e eficiência nos acordos de níveis de serviço. “Através da gestão do monitoramento da estrutura de TI, realizada pela empresa, o objetivo principal é garantir que o banco de dados Oracle esteja funcionando no nível máximo de eficiência e segurança para os quais os sistemas foram desenvolvidos”.
Com isso, Scheunemann explica que os profissionais da saúde conseguem promover com eficiência e agilidade o atendimento aos pacientes, maximizando o recurso disponível para atender com segurança um maior volume de pacientes. “O Tasy EMR, sistema utilizado por nós, permite que os processos operacionais, principalmente assistências, sejam realizadas em um único ambiente, centralizando todas as informações, otimizando e integrando o trabalho da equipe médica, assistencial e de apoio”.
Certificação ONA
O Hospital Bruno Born, recebeu no mês de dezembro de 2020 a certificação ONA (Organização Nacional de Acreditação) Nível 3 – selo ouro (Nível máximo), que referenda qualificação de Excelência em Gestão para a instituição hospitalar.
Na avaliação ONA, Scheunemann revela que a segurança da informação é um segmento extremo, pois, a informação é considerada um verdadeiro ativo para os negócios. Qualquer problema com a confidencialidade, integridade e disponibilidade de dados são potencialmente prejudiciais para a instituição. “Assim, em parceria com a Flowti, a instituição incorporou no Data Center principal um ambiente de banco de dados Oracle, onde são centralizados os dados dos sistemas da instituição”, explica o coordenador de TI do hospital.
Scheunemann destaca, que em caso de perda dos ambientes do Data Center primário e secundário, os profissionais de saúde estão orientados e capacitados a utilizar formulários em papel específicos da instituição para o plano de continuidade do negócio. “Disponibilizado no Plano de Contingência Institucional, validado junto ao setor da Qualidade e avaliadores da certificação ONA, até que o ambiente do banco de dados Oracle seja restabelecido, o que não chegou a ser necessário neste incidente”, conclui o coordenador de TI do Hospital Bruno Born.