Coordenadorias articulam ações em defesa das mulheres da Serra
Primeiro movimento reuniu titulares dos organismos de Caxias do Sul e Farroupilha
A atuação em rede e de forma colaborativa para qualificar o atendimento às mulheres vítimas de violência é o objetivo de movimento iniciado pelas titulares das coordenadorias da Mulher de Caxias do Sul e Farroupilha, Tamyris Padilha e Franciele Reche, respectivamente. Elas se reuniram, na semana passada, para iniciar debates em torno de pontos que possam ser trabalhados conjuntamente. O encontro teve a presença da diretora de Proteção Social, Suely Rech.
Tamyris destaca que a atuação conjunta das Coordenadorias da Mulher dos municípios da Serra Gaúcha permitirá a promoção de melhorias significativas nos fluxos de trabalho. Para Franciele, o trabalho criará novas perspectivas de atuação em relação às políticas públicas voltadas às mulheres.
A Coordenadoria da Mulher de Caxias do Sul também iniciou aproximação com Instituto Rosa Del Este, que pretende acolher e dar novas perspectivas para vítimas de violência com capacidade para atender até 40 pessoas simultaneamente. Acompanhada da assistente social Maureen Bagatini e de servidoras que atuam na Casa de Apoio Viva Rachel, a coordenadora Tamyris Padilha foi recebida nas instalações da ONG pela presidente Janaína Menegassi do Nascimento e vice-presidente Angela Prestes.
O instituto tem a proposta de oferecer profissionalização a quem precisa de uma fonte de renda. O propósito é dar assistência imediata às vítimas de agressões e auxiliar, a longo prazo, na inserção no mercado de trabalho e acompanhamento. Os objetivos ainda incluem oferecer cursos profissionalizantes e de informática, terapias de reiki e yoga, oficina de artes e outras atividades.