NotíciasRio Grande do SulVariedades

Secult promove Semana da Dança de São Leopoldo

Arte: Scom/PMSL

Em comemoração ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, a Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult) de São Leopoldo, promove a Semana da Dança de São Leopoldo que ocorrerá de 26 a 29 de abril, com programação voltada para apresentações de artistas locais. A Dança é uma arte imprescindível para o desenvolvimento das sociedades e, com isso, reafirmamos a sua importância em nossa cidade.

A iniciativa da Secult objetiva fortalecer o setor, buscando aproximar o público geral para a arte da dança, uma vez que a cidade conta com diversos artistas independentes, grupos e escolas tradicionais de dança.

Neste ano a Semana da Dança ocorrerá de modo online, devido à pandemia. A programação contará com espetáculos, performances, rodas de conversa como forma de fomentar e valorizar o cenário da dança de São Leopoldo.

Parte das produções que serão apresentadas foram contempladas pela Lei Aldir Blanc do município. Para abrir a programação teremos a presença do Secretário de Cultura, Pedro Vasconcellos e representantes da área da dança.

O Dia Internacional da Dança foi criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) em homenagem ao nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Sua proposta era atribuir expressividade à dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.

O palco das apresentações será o canal oficial da Secult no Youtube e Facebook.

Programação:

26 de Abril
– 20h – Abertura: Com a presença de representantes do setor e do Secretário Pedro Vasconcellos.
– 21h – Grupo Explosão da Dança

27 de Abril
20h – Apresentações:
– Ballet Sinos
– Studio Mover
– Superação Cia de Dança
– Passo a Passo Escola de Dança
– Corpus Cia. De Dança

28 de Abril
20h – Apresentações:
– Grupo de Arte Nativa Ivi Maraé
– Escola de Artes Brilhart
– Grupo de Danças Orpheu
– Vitor Gabriel

29 de Abril
-18h – Roda de conversa
– 20h – Apresentações:
Mauro Schneider
Alexandra Castilhos
Gabriela Bandeira
Bruno Adriano
Bianca Weber
Daggi Dornelles
Marco da Favela

Botão Voltar ao topo