Negócios

Rede de Farmácias São João conquista segundo lugar no ranking nacional de Valor Percebido

Pesquisa da CVA Solutions Varejo Drogarias 2021 revela as farmácias preferidas dos brasileiros por Valor Percebido e Força de Marca

Mais de 5.340 entrevistados de todo o Brasil participaram do estudo realizado, de forma on-line, em março deste ano, pela empresa de pesquisa de mercado e consultoria, CVA Solutions. Os dados coletados revelaram que os consumidores consideram as redes de drogarias regionais com o melhor custo-benefício.

A Pesquisa CVA Varejo Drogarias 2021 mostra as melhores drogarias por Valor Percebido e Força de Marca, além de compreender preferências de compra dos brasileiros. Com mais de quatro décadas de tradição, uma forte expansão que alcançou mais de 800 lojas em três estados do Sul do Brasil e uma essência que continua desde a fundação, a de empresa familiar, a Rede de Farmácias São João, conquistou o segundo lugar no ranking Valor Percebido.

“Nossa missão sempre foi cuidar da saúde das pessoas e desde o começo da pandemia as farmácias se tornaram ainda mais importantes. A São João, comprometida com os clientes, investiu em tecnologias, atendimento, qualificação dos profissionais e conforto das lojas, além da variedade de produtos e serviços oferecidos. Este reconhecimento dos consumidores, mostra que estamos no caminho certo”, destaca o presidente da Rede de Farmácias São João, Pedro Henrique Brair.

O ranking Força da Marca destacou as grandes redes por presença no país e o Valor Percebido traz outros aspectos como atendimento, rapidez, conveniência, variedade de produtos e mais. Muito desse resultado se deve ao protagonismo do farmacêutico.

“Em grande parte do país o farmacêutico realiza atendimentos como de Unidade Básica de Saúde, ao exemplo de aferir a temperatura e pressão arterial, recomendar um médico especialista, entre outros. Este tipo de serviço é bastante valorizado pelo consumidor”, afirma Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, subsidiária da americana CVM Inc.

Neste último ano, mais de 2 mil farmacêuticos das Farmácias São João participaram de treinamentos de qualificação e devido a pandemia e as mudanças regulatórias, estão vivendo um momento de protagonismo da profissão. Para o presidente da São João, os farmacêuticos têm muito a contribuir com o sistema de saúde no Brasil. “O cliente que chega nas Farmácias São João encontra muito mais que produtos, recebe atenção especial, humanizada, profissionais preparados para auxiliar nas diferentes necessidades” ressalta.

Em 2020, a São João inaugurou mais de 300 salas de serviços clínicos farmacêuticos, além do E-Commerce, aplicativo, Programa de Relacionamento São João Mais e foi uma das primeiras empresas privadas a oferecer os testes de covid-19 no Sul do Brasil, além de participar de inúmeras ações sociais. Nas lojas da rede, os consumidores ainda têm a facilidade de encontrar serviços e produtos diversificados num mesmo local: medicamentos, perfumaria, dermocosméticos, conveniência, brinquedos e bazar.

Mais sobre a pesquisa

A pesquisa mostrou também, com relação aos hábitos de consumo, que 70% dos respondentes procuram as drogarias para comprar medicamentos. E há o crescimento de dois pontos percentuais na busca de itens de higiene e beleza nos últimos dois anos, chegando a 16%. “Os indicadores mostram ainda que o segmento de drogarias está melhor avaliado pelos consumidores do que outros segmentos da saúde como: Planos de Saúde, Hospitais e Laboratórios, sendo que há também recorrência”, diz Cimatti.

Os dados estão disponíveis neste endereço eletrônico: https://www.cvasolutions.com/pt/ranking-revela-as-farmacias-preferidas-e-habitos-de-consumo-do-brasileiro/.

Botão Voltar ao topo