NotíciasRio Grande do SulVariedades

Caxias do Sul divulga programação da 19ª Semana Nacional de Museus

A Secretaria Municipal da Cultura (SMC) promove, a partir do dia 17 de maio, atividades integrantes da 19ª Semana Nacional de Museus, realizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). A programação alusiva ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, se estende por todo o país. A temática deste ano O Futuro dos museus Recuperar e Reimaginar. Confira a programação em Caxias do Sul.

PROGRAMAÇÃO

1 – Lançamento da nova base virtual dos Museus públicos de Caxias do Sul.

2 – Exposição “2021 contemporâneas” com curadoria de Silvana Boone e obras do AMARP. Visitação: 14 de maio a 13 de junho de 2021. Local: Galeria de Artes do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho. Visitação Digital: https://sites.google.com/view/uavdigital A exposição integra o Projeto de Pesquisa da UCS: “O papel da mulher na construção da identidade para as artes visuais em Caxias do Sul e região”. A exposição também é integrante da 19a. Semana Nacional dos Museus com obras do Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul (AMARP).

18/05/2021

1 – Lançamento do programa “Um pouco sobre…”, uma série de vídeos curtos em que os educadores museais irão apresentar e problematizar os acervos existentes nos Museus públicos de Caxias do Sul. A atividade será disponibilizada na nova base virtual dos museus e no canal do Museu Municipal no Youtube.

19/05/2021

1 – Lançamento da revista “Polifonias Museais”, uma publicação dedicada à multiplicidade de vozes e campos existentes nos museus, na cultura e na educação.

2 – Diálogos: “O papel de profissionais técnicos nos nossos museus e acervos”, com historiador Christian Rech, a museóloga Raquel Brambilla, o artista e restaurador Celso Bordignon e o convidado museólogo Maurício Rafael. Realização do MUSCAP (Museu dos Capuchinhos) e do AMARP (Acervo Municipal de Artes Plásticas de Caxias do Sul, através da Unidade de Artes Visuais da Secretaria da Cultura. Dia: 19 de maio de 2021, às 18h30min Inscrições através da UAV DIGITAL até o dia 18 de maio de 2021 (https://sites.google.com/view/uavdigital) Local: A atividade acontecerá via Google Meet e será enviado o link do encontro aos inscritos. Atividade gratuita com vagas limitadas.

20/05/2021

1 – Ação cultural desenvolvida em parceria com o Téti Festival de Arte e Cultura para a Infância e a Diretoria de Museus Municipais de Caxias do Sul.

21/05/2021

Lançamento da exposição virtual ‘desconhecidos!?’ formada por 22 registros que apresentam atletas e clubes de futebol parcialmente identificados ou esquecidos pela história local ou regional.A exposição estará disponível no site do Museu do Esporte de Caxias do Sul. (https://sites.google.com/view/museudoesportecxs)

22/05/2021

Lançamento da 1ª Noite Caxiense de Museus, projeto viabilizado com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, executado pela Fundação Marcopolo.

Botão Voltar ao topo