Porto Alegre

Semana Cidade Limpa começa neste domingo em Porto Alegre

Programação vai até o dia 22, com ações que visam conscientizar a população

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realiza, entre os dias 16 e 22 de maio, atividades em alusão à 16ª Semana Cidade Limpa em Porto Alegre. A abertura das atividades ocorre neste domingo, 16, Dia do Gari, quando a direção do DMLU vai entregar certificados para os trabalhadores com mais tempo de serviço às 16h na sede do departamento (avenida Azenha, 631). Receberão a homenagem os garis Miguel Tadeu Costa Soares, com 40 anos de atividade, e Carla Regina dos Santos Nunes, com 35 anos de trabalhos prestados.

Também será lançado um vídeo institucional nas redes sociais, em agradecimento ao trabalho realizado pelos garis. Várias personalidades da cidade estarão parabenizando os trabalhadores por nunca terem parado durante o confinamento em função da pandemia.

Na segunda-feira, 17, será feita a retomada dos serviços de pintura de meio-fio na Capital. A largada será na Praça Revolução Farroupilha, em frente à Travessa Mário Cinco Paus, Centro Histórico. Uma equipe de garis iniciará o serviço de pintura de meio-fio com trincha.

Placas identificativas serão instaladas nas 16 Unidades de Triagem (UTs) contratadas pelo DMLU. Na terça-feira, 18, será instalada placa na UT Vila Pinto, na avenida Joaquim Porto Vilanova, 143, bairro Bom Jesus. A identificação visual das UTs pretende qualificar e fortalecer a relação com as comunidades onde estão inseridas.

Uma edição extraordinária do Bota-Fora será feita na quarta-feira, 19, no Parque das Orquídeas, bairro Mário Quintana, Zona Norte. O projeto Bota-Fora tem o objetivo de auxiliar no descarte correto de resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares do DMLU, como eletrodomésticos, móveis quebrados, colchões e outros objetos volumosos.

Já na quinta-feira, 20, será feito um Plantio Urbano Sustentável na rua Dona Cristina esquina com rua Cruzeiro do Sul, bairro Cristal, na Zona Sul. A ação tem o objetivo de ocupar espaços que estão sendo utilizados como pontos de descarte irregular de resíduos, mais conhecidos como “focos de lixo”. Serão instaladas quatro floreiras e plantadas mudas ornamentais para coibir o descarte irregular no local.

Na sexta-feira, 21, será o dia de plantio de mudas de frutíferas na Horta Comunitária Lomba do Pinheiro. O local é uma horta modelo em espaço público, onde o terreno de instalação foi doado pela prefeitura. O DMLU é órgão parceiro da horta, pois fornece o composto orgânico e assessoria técnica ao plantio. A Horta Comunitária fica localizada na Estrada João de Oliveira Remião, parada 12A, bairro Lomba do Pinheiro.

No sábado, 22, dia de encerramento da Semana Cidade Limpa, será feita a entrega para a comunidade da Unidade de Serviço Ipanema do DMLU. A estrutura de trabalho e os sanitários públicos foram totalmente reformados pelo Hospital Vila Nova, com investimento de R$ 50 mil. A Unidade fica localizada na avenida Guaíba, 2027, bairro Ipanema.

Herói da cidade – “Estamos empenhados em sensibilizar a população para a importância de mantermos a cidade limpa e sobre a relevância do trabalho do gari, um profissional que nunca parou durante a pandemia, verdadeiro herói da cidade”, destaca Paulo Marques, diretor-geral do DMLU.

“A Semana Cidade Limpa é uma importante data para conscientizar a sociedade em colaborar com o poder público. Vamos começar no domingo, com o dia do Gari, homenageando nossos heróis e heroínas que não pararam durante a pandemia. Então teremos uma semana de diversas ações importantes e convidamos a população para participar”, enfatiza o secretário Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), Marcos Felipi

Cidade Limpa – A Semana, instituída pela Lei Municipal nº 9.922/2006 para o período anual de 16 a 22 de maio, tem o objetivo de sensibilizar a população sobre a sua responsabilidade em manter a limpeza das ruas, praças, parques e arroios, mas também das calçadas que não são públicas. A comunidade em geral é estimulada a participar das ações que buscam incentivar a educação socioambiental.

Programação

16 de maio – Domingo
16h – Diplomação dos garis mais antigos. Local: sede do DMLU na avenida Azenha, 631.
– Vídeo institucional será publicado nas redes sociais em comemoração ao Dia do Gari.

17 de maio – Segunda-feira
9h – Retomada do serviço de pintura de meio-fio. Local: Praça Revolução Farroupilha, em frente à Travessa Mário Cinco Paus, Centro Histórico.

18 de maio – Terça-feira
9h – Início da instalação de placas identificativas nas Unidades de Triagem contratadas pelo DMLU. Local: UT Vila Pinto, avenida Joaquim Porto Vilanova, 143, bairro Bom Jesus, Zona Leste.

19 de maio – Quarta-feira
8h – Edição extraordinária do Bota-Fora, ação que coleta resíduos que não são recolhidos pelas coletas regulares. Local: Parque das Orquídeas, bairro Mário Quintana, Zona Norte.

20 de maio – Quinta-feira
9h – Plantio Urbano Sustentável e revitalização da área alvo de descarte irregular. Local: Rua Dona Cristina esquina rua Cruzeiro do Sul, bairro Cristal, Zona Sul.

21 de maio – Sexta-feira
9h – Plantio de mudas frutíferas na Horta Comunitária da Lomba do Pinheiro. Local: Estrada João de Oliveira Remião, parada 12A, bairro Lomba do Pinheiro.

22 de maio – Sábado
9h – Reinauguração da Unidade de Serviço Ipanema e sanitários públicos. Local: avenida Guaíba, 2027, bairro Ipanema, Zona Sul.

Botão Voltar ao topo