Porto AlegreVariedades

A Casa de Teatro de Porto Alegre oferece cursos inéditos na Casa Digital

Contando com profissionais de excelência, os novos cursos abordam questões voltadas às artes cênicas.

A Casa de Teatro de Porto Alegre, um dos mais relevantes espaços de formação de atrizes e atores do Estado do Rio Grande do Sul e uma das maiores escolas de Teatro do País, abre inscrições para cursos inéditos, de forma on-line, através da Casa Digital. Na diversidade das práticas, a Escola insiste em existir como um movimento de persistência e resistência, sob a mente inquieta do grande artista Zé Adão Barbosa, não somente ator e diretor, mas um empreendedor da arte como ferramenta de desenvolvimento humano, individual e coletivo. Contando com profissionais de excelência, os novos cursos tratam de questões voltadas às artes cênicas, como corpo, improvisação, abordagem em cena e produção.

Confira a relação dos novos cursos

DRAMA DO CORPO – Elementos para criação de um unipessoal de Teatro Físico, com LEONARDO VILLA e NATÁLIA KARAM
Partindo do intérprete como gerador de material individual, subjetivo e especial, circunscrito em uma situação dramática fictícia, este curso se baseia em quatro áreas:

  • A individualidade poética como eixo criativo
  • Treinamento para mobilidade, controle motor, estabilidade, inteligência corporal
  • Geração do movimento e texto original
  • Composição de um mini unipessoal
Regius Brandão – Foto: Gil Guzzo

As aulas proporcionam ao estudante ferramentas precisas para se apropriar do seu próprio corpo/texto, e, assim, adquirir a capacidade de compor o seu material artístico original e tornar-se dono do seu discurso. A intenção é a construção de uma ficção dramática que utiliza a expressividade particular e pessoal do intérprete e um texto original como principais ferramentas para construir um mini unipessoal de teatro físico, entendendo unipessoal como espetáculo de uma pessoa só. O curso propõe uma abordagem específica ao treinamento, focado na busca de um performer com corpo/mente forte e flexível, além de emoções eloquentes. Utilizam-se diferentes técnicas de treinamento físico-corporal, como Body Weather, Brain Based Training e Body Constitution. Para aprofundar a expressividade do corpo, se utiliza o método de estudo dos princípios e componentes do movimento da companhia de teatro físico “Divadlo Contínuo” da República Tcheca. Serão utilizadas também as ideias de composição de cena dos artistas Ivo Dimchev e Eugenio Barba, e as técnicas de composição coreográfica de Vivian Wood, da Companhia de Teatro Físico DV8.

  • O Quê: DRAMA DO CORPO – Elementos para criação de um unipessoal de Teatro Físico, com LEONARDO VILLA e NATÁLIA KARAM
  • Quando: De 24 de maio a 11 de junho, segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h30 às 12h
  • Público: A partir de 14 anos
  • https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/drama-do-corpo-elementos-para-criação-de-um-unipessoal-de-teatro-físico

PREPARAÇÃO CORPORAL E IMPROVISAÇÃO COREOGRÁFICA PARA DANÇAR A CENA, com ROBERTA SAVIAN ROSA
O curso reúne conhecimentos de Improvisação Teatral e Dança Contemporânea, que formam as bases de formação da ministrante. Com a proposta de traduzir coreograficamente para o corpo os processos de criação de sentido que a cena do teatro apresenta, o método de trabalho busca maneiras de o corpo ser inspirado com os sentidos e temas da dramaturgia teatral. O estudo destas questões será amparado pela análise de qualidades e potências dos movimentos, como tempo, espaço, peso e fluxo. A prática inclui: MindBody (mente/corpo, músculos e ossos), que proporciona uma energia calorosa, dinâmica e rítmica, registra a sensibilidade cinestésica e do potencial de coordenação do corpo em movimento, desenvolvendo força, flexibilidade e resistência; investigação das estruturas e padrões corporais, amparado pelo trabalho de respiração, alinhamento corporal e relaxamento; laboratório de criação e improvisação coreográfica: pesquisa que inclui o trabalho com segmentação corporal, velocidades diferentes, a investigação sensorial, consciência espacial, e o trabalho prático que envolve a relação entre imagem, espaço e movimento. As aulas têm como objetivo desenvolver a habilidade de criar sequências coreográficas a partir de matrizes prévias e motes da dramaturgia teatral contemporânea e clássica, além de aprimorar a consciência e a expressão corporal por meio da reeducação somática com exercícios práticos e alguns fundamentos teóricos.

  • O Quê: PREPARAÇÃO CORPORAL E IMPROVISAÇÃO COREOGRÁFICA PARA DANÇAR A CENA, com ROBERTA SAVIAN ROSA
  • Quando: De 3 de junho a 22 de julho, quintas-feiras, das 13h às 15h
  • Público: A partir de 15 anos
  • https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/preparação-corporai-e-improvisação-coreográfica-para-dançar-a-cena

ABORDAGEM NA AÇÃO (Aproach In Acting), com REGIUS BRANDÃO
Abordagem na Ação é um curso para atores, atrizes, diretores e autores. Inspirado no trabalho de Michael Chekhov, no método das ações físicas de Stanislavski e no conceito “de que tudo vem do outro”, desenvolvido por Ariane Mnouchkine no Théâtre Du Soleil, o professor, ator e diretor Regius Brandão desenvolve uma técnica de abordagem em cena, onde se experimentam diversas possibilidades de atuação, com ênfase no receber o que vem do outro e na atualidade da ação (viver o momento presente).

Nos encontros, o trabalho do ator e da atriz deve criar um evento interno que ocorre sempre em tempo real. Esse evento interno, conforme está sendo vivenciado pelo intérprete, é testemunhado pelo público como uma expressão externa relacionada ao momento contextual da cena.

Na prática, a oficina funciona com base na improvisação. Geralmente em duplas, os alunos irão para a cena sem nada previamente combinado e o diretor vai tentar conduzi-los a transformar este encontro em obra de arte, onde os sentimentos e ações (recusando os clichês) possam construir uma atmosfera capaz de tocar a plateia.

  • O Quê: ABORDAGEM NA AÇÃO (Aproach In Acting), com REGIUS BRANDÃO
  • Quando: De 17 de junho a 2 de setembro, quintas-feiras, das 19h às 21h
  • Público: Atores, diretores, autores, estudantes de teatro e produtores, a partir de 16 anos
  • https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/abordagem-na-ação-aproach-in-acting

CONSTRUÇÃO DE SI, O ARTISTA PRODUTOR, com REGIUS BRANDÃO
Neste curso, Regius Brandão compartilha sua experiência de trinta e seis anos como produtor, além de ator, diretor e autor. As aulas têm como objetivo instrumentalizar o artista para se tornar, também, produtor de seu trabalho. Os caminhos para transformar em proposta o seu sonho, os instrumentos para transformar seu plano em espetáculo. Um curso prático onde o aluno é orientado sobre cada passo para realizar sua ideia de espetáculo ou apresentação. Cada participante será orientado passo a passo na elaboração de um projeto por ele escolhido.

  • O Quê: CONSTRUÇÃO DE SI, O ARTISTA PRODUTOR, com REGIUS BRANDÃO
  • Quando: De 8 de junho a 27 de julho, terças-feiras, das 19h às 21h
  • Público: Atores, diretores, autores, estudantes de teatro e produtores, a partir de 16 anos
  • https://www.casadeteatropoa.com.br/product-page/construção-de-si-o-artista-produtor

Além desses cursos, há diversas outras possibilidades que podem ser conferidas através do site www.casadeteatropoa.com.br.

Botão Voltar ao topo