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Pesquisa: O que os empresários de Porto Alegre esperam para o Dia dos Namorados

Levantamento realizado pela CDL POA com sua base de empresas associadas de Porto Alegre mostrou o que os empresários esperam para o Dia dos Namorados 2021. Além do aquecimento da retomada econômica com a chegada da próxima data comemorativa, lojistas desejam a conscientização dos clientes para compras seguras e o cumprimento das medidas sanitárias. O “Termômetro do Otimismo” está positivo entre os empresários da Capital, já que mais de 70% têm boas expectativas de vendas para a data.

Empresas de micro (25%), pequeno (61%), médio (10%) e grande (4%) portes, pertencentes a 17 segmentos do comércio, varejo e serviços, foram acessadas pela CDL POA. Cerca de 64% deste grupo acreditam que o Dia dos Namorados auxiliará a impulsionar o consumo neste momento de retomada econômica, e 69% afirmam que a data impactará positivamente nos seus negócios.

Termômetro do Otimismo

Em comparação ao ano passado, lojistas acreditam que o desempenho das vendas em 2021 para a data será superior (61%), igual (21%) e inferior (18%). Quanto ao valor médio comercializado por venda, a maior parte dos empresários (37%) espera um ticket acima de R﹩ 150,00. Dentre os entrevistados, 24% acreditam chegar entre R﹩150 e R﹩100. Presentes entre R﹩100 e R﹩50 foram a aposta de outros 24%. Entre R﹩50 e R﹩10, foi a expetativa de 15% dos lojistas.

Os preparativos para ampliar as comercializações são diversos e têm foco especial em promoções e estratégias digitais. Cerca de 53% dos entrevistados apresentarão ofertas especiais, 49% estão investindo em redes sociais, 43% fizeram uma decoração temática na loja, 41% apostaram em vendas online, 29% montaram kits ou combos de presentes e 16% organizaram novas formas de entrega. Diante do cenário econômico, nenhum dos respondentes afirmou que fará contratações temporárias para atendimento na loja.

Foco em ampliação de vendas

Para ampliar a visibilidade de suas marcas e expandir a divulgação dos produtos para o Dia dos Namorados, as empresas da Capital estão apostando fortemente em produção de conteúdo para redes sociais (84%), WhatsApp (67%) e email marketing (16%). Também chama a atenção o empenho em atrair o cliente que circula pelos locais de comércio, seja em rua ou em shopping, com uma decoração especial de vitrine e loja (65%).

De olho nas tendências e atentos às mudanças de mercado que surgiram com a pandemia do coronavírus, os empreendedores de Porto Alegre acreditam que algumas ações podem proporcionar grande diferencial de vendas neste momento. O atendimento personalizado está em primeiro lugar, com 59% dos votos. Seguido do relacionamento pelo WhatsApp (55%), descontos (35%), combos especiais (26%), telentrega (22%) e fortalecimento do comércio de bairro (20%).

Quando a ideia é concretizar as vendas pelos meios digitais, os principais escolhidos são WhatsApp (78%), redes sociais (75%) e sites (37%). E os meios de pagamento que serão oportunizados aos clientes serão: cartão de crédito e débito (100%); à vista com dinheiro (88%); PIX (80%); pagamentos digitais, como PicPay e PagSeguro (43%); e crediário (26%).

O que mudou com a pandemia

As mudanças que as empresas enfrentaram e ainda ultrapassam para sobreviver à crise são incontáveis – vão desde impactos nos setores financeiros dos negócios (65%) até em controle e otimização de estoques (33%), gestão de pessoas (33%), mudanças nas formas de atendimento (31%) e aceleração do processo de digitalização (16%).

Para o controle da disseminação do vírus, as empresas asseguram que estão cumprindo criteriosamente as medidas de segurança recomendadas pelas autoridades públicas. Para além dessas determinações, os empresários de Porto Alegre afirmam terem aderido a outras ações para evitar a disseminação do coronavírus nos seus negócios: distribuindo máscaras aos funcionários (61%), oferecendo pagamentos sem contato aos clientes (57%), realizando telentrega e pegue e leve (51%), aferindo temperatura (18%) e distribuindo máscara aos clientes (16%). Pela perspectiva dos empresários, cerca de 65%, acreditam que os clientes estão cumprindo as medidas de segurança, e 33% afirmam que o rigor por parte dos consumidores é parcial.

Mensagem aos consumidores

Para fechar este ciclo de perguntas aos empresários da Capital, a CDL POA instigou os entrevistados a enviarem frases que simbolizassem mensagens dedicadas aos consumidores:

Se você pudesse dizer algo para os clientes no Dia dos Namorados, você pediria…

  • Compre, a economia precisa de você.
  • Nos siga nas redes sociais.
  • Utilizem mais os meios digitais para comprar.
  • Respeitem o distanciamento, não aglomerem e não deixem as compras para última hora.
  • Mais amor e empatia com o próximo.
  • Mais amor no coração.
  • Além do afeto do dia a dia, presenteie quem você ama.
  • Venham às compras sem medo.
  • Sejam conscientes.
  • Vamos fazer a economia girar.
  • Compre com qualidade.
  • Valorizem os pequenos comércios.

VEJA O RELATÓRIO COMPLETO:

Resultados aferidos entre os dias 26/05 e 06/06

Qual é o seu segmento?
*17 segmentos registrados

  • Vestuário – 29%
  • Óticas e joalherias – 19%
  • Artigos para casa e decoração – 8%
  • Eletroeletrônicos – 6%
  • Móveis, colchões, assessórios – 6%
  • Calçados e acessórios – 4%
  • Loja de Fotografia – 4%
  • Alimentação – 4%
  • Cosméticos e perfumaria – 4%
  • Mercados – 2%
  • Doceria – 2%
  • Sex shop – 2%
  • Empório – 2%
  • Autocentro – 2%
  • Pet shop – 2%
  • Loja conveniência – 2%
  • Farmácia – 2%

Qual o porte da sua empresa?

  • Microempresa (menor ou igual a R﹩ 360 mil/ano) – 25%
  • Pequena empresa (superior a R﹩ 360 mil/ano e menor ou igual a R﹩ 4,8 milhões/ano) – 61%
  • Média empresa (superior a R﹩ 4,8 milhões/ano e menor ou igual a R﹩300 milhões/ano) – 10%
  • Grande empresa (superior a R﹩ 300 milhões/ano) – 4%

Termômetro do Otimismo: o quanto você se sente otimista para o Dia dos Namorados, em relação às possibilidades de vendas?

  • Nada otimista – 2%
  • Pouco otimista – 26%
  • Razoavelmente otimista – 25%
  • Otimista – 43%
  • Muito otimista – 4%

Você acredita esta data comemorativa auxiliará a impulsionar o consumo neste momento de retomada econômica?

  • Sim – 64%
  • Não – 18%
  • Não sei – 18%

Qual sua expectativa para o ticket médio de vendas para a data?

  • De R﹩10 a R﹩50 – 15%
  • De R﹩50 a R﹩100 – 24%
  • De R﹩100 a R﹩150 – 24%
  • Acima de R﹩150 – 37%

Como a sua loja está se preparando para a data? (M.E.)

  • Ofertas especiais – 53%
  • Kits ou combos de presentes – 29%
  • Investimento em redes sociais – 49%
  • Decoração da loja – 43%
  • Apostando em vendas online – 41%
  • Novas formas de entrega – 16%
  • Não estou me preparando – 8%
  • Parcerias comerciais com outras empresas – 6%
  • O mínimo de investimento possível – 2%
  • Como dia normal – 2%
  • Contratações temporárias para atendimento na loja – 0%

Como pretende divulgar os seus produtos?  (M.E.)

  • Decoração de vitrine e loja – 65%
  • Conteúdo em Redes Sociais – 84%
  • Conteúdo em WhatsApp – 67%
  • E-mail marketing – 16%
  • Publicidade paga em veículo de imprensa – 6%
  • Publicidade paga em meios digitais – 24%
  • Distribuição de flyers e panfletos – 6%
  • Não pretendo divulgar – 2%

Acredita que o Dia dos Namorados impactará nas suas vendas?

  • Sim – 69%
  • Não – 16%
  • Não sei – 14%

Em comparação a 2020, como você acredita que será o desempenho das vendas neste ano?

  • Inferior a 2020 – 18%
  • Igual a 2020 – 21%
  • Superior, entre 1% a 10% – 29%
  • Superior, entre 11% a 20% – 16%
  • Superior, entre 20% a 30% – 12%
  • Superior a 30% – 4%

O que você acredita que será um diferencial de vendas no comércio local? (M.E.)

  • Atendimento Personalizado – 59%
  • Relacionamento pelo WhatsApp – 55%
  • Descontos – 35%
  • Combos especiais – 26%
  • Telentrega/Delivery – 22%
  • Fortalecimento do comércio de bairro – 20%
  • Parcerias entre estabelecimentos – 8%
  • Não acredito que exista um diferencial – 2%*

Na sua empresa, qual (ou quais) setor sofreu mais mudanças na pandemia? (M.E.)

  • Financeiro – 65%
  • Estoque – 33%
  • Gestão de Pessoas – 33%
  • Atendimento – 31%
  • Digitalização – 16%
  • Não sofri mudanças na pandemia – 4%
  • Nasci na pandemia – 2%

Quais meios de pagamento utilizará para vendas nesta data?

  • Dinheiro – 88%
  • Cartão de crédito e débito – 100%
  • Crediário – 26%
  • Cheque – 16%
  • Pagamentos digitais (PicPay, PagSeguro, etc) – 43%
  • PIX – 80%
  • Super link da Cielo – 2%
  • Pagar.Me – 2%

Como você pretende vender pelos meios digitais?

  • Pelo WhatsApp – 78%
  • Pelas redes sociais – 75%
  • Pelo site – 37%
  • Por Market Places – 12%
  • Não pretendo vender nos meios digitais – 12%
  • Por aplicativos – 8%

Além das medidas obrigatórias, quais ações de segurança sanitária você aderiu para evitar a disseminação do coronavírus no seu negócio:

  • Distribuindo máscaras aos funcionários – 61%
  • Oferecendo pagamentos sem contato – 57%
  • Realizando telentrega e pegue e leve – 51%
  • Realizando a medição de temperatura – 18%
  • Distribuindo máscaras aos clientes – 16%
  • Sem entrada de clientes no interior da loja – 2%
  • Não estou cumprindo as medidas de segurança – 0%

Você acredita que os clientes estão cumprindo as medidas de segurança?

  • Sim – 65%
  • Em parte – 33%
  • Não sei dizer – 2%
  • Não – 0%

Se você pudesse pedir algo para os clientes no Dia dos Namorados, você pediria…

  • Compre, a economia precisa de você.
  • Nos siga nas redes sociais.
  • Utilizem mais os meios digitais para comprar.
  • Respeitem o distanciamento, não aglomerem e não deixem as compras para última hora.
  • Mais amor e empatia com o próximo.
  • Mais amor no coração.
  • Além do afeto do dia a dia, presenteie quem você ama.
  • Venham às compras sem medo.
  • Sejam conscientes.
  • Vamos fazer a economia girar.
  • Compre com qualidade.
  • Valorizem os pequenos comércios.
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