Porto AlegreVariedades

Aliança Francesa de Porto Alegre comemora a Fête de la musique com show da cantora Luana Pacheco

Live com a artista acontece no perfil da AFPOA no Instagram no dia 21 de junho

Na segunda-feira, 21 de junho, às 20h, a cantora Luana Pacheco é a convidada da Aliança Francesa Porto Alegre para uma live à la française no Instagram da AFPOA (@afpoa). O repertório será repleto do melhor da música francesa, dos clássicos aos contemporâneos, além de composições próprias de Luana. A apresentação contará com a participação especial do músico Luciano Leães.

Sobre a cantora:

Luana Pacheco venceu o 3º Festival da Canção Aliança Francesa, em 2010. Desde então, ela tem sido um dos grandes nomes a representar a cultura francesa no sul do país. Em março de 2017, abriu o show da cantora francesa Zaz em Porto Alegre, no Auditório Araújo Vianna. Em fevereiro de 2020, a cantora se apresentou pela primeira vez em Paris, na França, no Café des Deux Moulins, no bairro Montmartre, cenário do filme “Le Fabuleux Destin d’Amélie Poulain”.

Sobre a data especial, Fête de la musique:

Em outubro de 1981, Jack Lang, Ministro da Cultura, nomeou Maurice Fleuret para o cargo de diretor de música e dança. Maurice Fleuret aplica suas reflexões sobre a prática musical e sua evolução e lança as bases de uma nova concepção: “A música estará em toda parte e o concerto em lugar nenhum!” Ele evoca uma “revolução” no campo da música, que tende a reunir todos os tipos da música – sem hierarquia de gênero ou origem – em uma busca comum pelo que ele chama de “uma liberação sonora, uma embriaguez, uma vertigem mais autêntica, mais íntima, mais eloquente que a arte”.

Com objetivo de democratizar a prática musical na França, a ideia de uma grande manifestação popular que permita a todos os músicos se expressarem é concebida. Foi assim que a primeira Fête de la Musique foi lançada em 21 de junho de 1982, o dia simbólico do solstício de verão, o mais longo do ano no Hemisfério Norte. Atualmente a data é comemorada em uma centena de países. Os concertos são gratuitos e são realizados tanto por amadores quanto por profissionais, nas ruas das cidades.

AFPOA apresenta: live com a cantora Luana Pacheco
Quando: segunda-feira, 21 de junho, às 20h
Onde: perfil da Aliança Francesa no Instagram – @afpoa
Evento gratuito

Botão Voltar ao topo