Porto Alegre

Obras do Dmae provocam falta d’água em alguns bairros de Porto Alegre

Dmae programa semana de serviços nas zonas Sul e Leste da Capital gaúcha

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou para a próxima semana dois serviços que impactam o abastecimento nos bairros São José, Aberta dos Morros e Campo Novo. Na segunda-feira, 21, a partir das 9h continua a implantação do novo reservatório Cristiano Kraemer, com entroncamentos de rede na avenida Juca Batista. O serviço deve durar oito horas, com previsão de normalização para Aberta dos Morros e Campo Novo à noite, podendo demorar mais nos pontos elevados da rede distribuidora.

Na terça-feira, 22, o serviço começa mais cedo. A partir das 8h, o abastecimento será interrompido para parte do bairro São José a fim de possibilitar a lavagem do interior do reservatório São José 4. O serviço de manutenção tem ação preventiva e previsão de duração de oito horas. O retorno no abastecimento inicia-se no final da tarde, e a normalização deve estender-se durante a noite.

Reservatório Cristiano Kraemer – As estradas Cristiano Kraemer, Jorge Pereira Nunes e adjacências, que atualmente registram baixa pressão em momentos de maior consumo de água, ganharão 50% a mais de volume de água quando o novo reservatório em concreto armado estiver integrado ao Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Belém Novo. Serão mais 2,5 mil m³ de água que beneficiarão diretamente 9 mil habitantes dos bairros Campo Novo, Hípica, Ipanema e Aberta dos Morros, e indiretamente cerca de 62 mil clientes do subsistema Boa Vista, dentro do SAA Belém Novo. O Dmae está investindo R$ 3,2 milhões em recursos oriundos da tarifa, e a previsão é de que o novo reservatório esteja em pleno funcionamento na primeira semana de julho. Na quinta-feira, 17, o diretor-geral do Dmae, Alexandre Garcia, e técnicos vistoriaram as obras.

Serviços programados – Os serviços programados têm o objetivo de qualificar a rede de abastecimento, com substituições ou manutenções planejadas. São ações que abrangem uma área grande (um ou mais bairros) e demandam mais de quatro horas para execução. A divulgação é feita com antecedência, informando previsão de início e término do serviço e também do retorno do abastecimento.

Normalização do abastecimento – Após a conclusão dos serviços emergenciais e programados, a água não retorna de imediato, diferentemente da energia elétrica, que é quase instantânea. Leva um tempo até os reservatórios das estações acumularem nível suficiente para então retomarem o bombeamento para a rede pública. O abastecimento pode demorar mais a normalizar nas partes altas e nas pontas da rede.

Aspecto da água – A pressão da água, ao retornar, pode desprender micropartículas inertes e não prejudiciais à saúde que eventualmente estejam nas paredes internas da canalização, alterando a transparência do líquido. Se isso ocorrer, solicite lavagem da rede ou do ramal predial pelo Fone 156, opção 2.

Informações do Dmae:
telefone 156 opção 2
site: www.dmae.rs.gov.br
aplicativo #EUFAÇOPOA
e-mail: dmae@dmae.prefpoa.com.br
chat: centraldmae.procempa.com.br/chat
whats: 51 99332-8170

Botão Voltar ao topo