NotíciasRio Grande do SulVariedades

Exposição “Kunhun, Gá, Jykre” abre dia 16 de julho, no Ordovás

Coletiva conta com curadoria dos historiadores Iury Fontes, Guilherme Maffei e do cacique Maurício Salvador

A exposição “Kunhun, Gá, Jykre”, com tradução para o português como “Retomada, Terra, Memória” é uma coletânea de momentos da jornada de volta ao território Kaingang e de fortalecimento da cultura. As fotografias da exposição contém personagens, lugares e acontecimentos que fazem da memória do contato entre estudantes, pesquisadores, apoiadores e os Kaingang.

A exposição coletiva, com curadoria dos historiadores Iury Fontes, Guilherme Maffei e do cacique Maurício Salvador, abre dia 16 de julho na Sala de Exposições do Centro de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
Desde o falecimento de seu pai, filho Maurício tem liderado o retorno ao território ancestral. Atualmente o grupo está na aldeia Konhun Mág (erva grande) dentro de área indígena retomada na FLONA de Canela. Nesse local, se plantam as sementes para que as gerações futuras consigam manter viva a cultura Kaingang.

O ato de retomar é, para os povos originários, mais do que uma demanda por um território. A permanência na terra pressupõe as práticas que os ancestrais realizavam sobre esse mesmo território. Uma conexão entre esse mundo e o mundo dos espíritos (humanos ou não), se dá a partir do conhecimento vivo dos Kujã (xamã) e da sua relação com a floresta. A retomada vai também de encontro aos ancestrais.

Sobre os curadores: Guilherme Maffei Brandalise: historiador e mestrando em História da UFRGS; Iury Fontes dos Passos: Graduando do curso de Licenciatura em História na UFRGS e Maurício Salvador: cacique da aldeia Kaingang Konhún Mág em Canela.

Serviço:

Exposição “Kunhun, Gá, Jykre” (Retomada, terra, memória)”, Coletiva, com curadoria de Iury Fontes, Guilherme Maffei e Maurício Salvador.
Período: 16 de julho a 08 de agosto de 2021
Local: Sala de Exposições do Centro Municipal de Cultura Dr. Henrique Ordovás Filho.
Visitação Presencial: segunda, das 9h às 16h; de terça a sexta, das 9h às 22h; finais de semana, das 16h às 22h.
Visitação Virtual: UAV DIGITAL – sites.google.com/view/uavdigital

Atividade gratuita:

Conversa sobre Retomada do Território e da Cultura Indígena na Serra Gaúcha com o cacique Maurício Salvador, os historiadores Guilherme Maffei e Iury Fontes e convidados para falar sobre o processo de retomada, a luta pela terra, questões da cultura Kaingang, história indígena na Serra Gaúcha, e os ataques do governo a existência dos povos indígenas.

Dia: 31 de julho de 2021, sábado
Horário: 16h
Encontro Virtual através do Google Meet
Inscrições gratuitas até o dia 30 de julho através da UAV DIGITAL (https://sites.google.com/view/uavdigital)

Botão Voltar ao topo