Caxias do Sul vai reformular cozinhas comunitárias
Objetivo é elevar a oferta e qualificar a alimentação
As refeições distribuídas pelas cozinhas comunitárias passarão a ser elaboradas todas no Restaurante Popular, a partir de 1º de setembro. Com a mudança, poderão ser feitas mais refeições e a qualidade da alimentação será aperfeiçoada. O titular da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, junto com a equipe da pasta, reuniu-se com o prefeito Adiló Didomenico e com a vice-prefeita Paula Ioris para alinhar a mudança.
“Com as refeições sendo feitas no restaurante, conseguimos melhorar a qualidade e variedade da comida. Nas cozinhas comunitárias dependemos das doações que o Banco de Alimentos recebe. Para fazermos a quantidade necessária, às vezes precisamos misturar tipos diferentes de massa, por exemplo, que não tem o mesmo tempo de cozimento. No restaurante, os alimentos são comprados, o que torna possível ter a quantidade certa de um mesmo alimento”, exemplifica a diretora técnica da Segurança Alimentar, Cristina Gregoletto.
Durante o mês de agosto, as cozinhas comunitárias, uma no Bairro Canyon e outra no Mariani, estarão fechadas, mas as famílias permanecem sendo atendidas com cestas básicas, frutas e verduras. Quando a entrega de refeições for retomada, o local no bairro Canyon será reaberto. “No Mariani, o prédio era locado, por isso não será mais lá. Estamos em busca de outro lugar para a distribuição das refeições”, explica o secretário.
O prefeito Adiló destacou a importância das cozinhas comunitárias como um serviço de assistência do município nos bairros. No momento, o Restaurante Popular garante 800 refeições diárias. A partir de setembro serão quase 1.300.