Porto Alegre

Porto Alegre abrigou mais de cem pessoas no Gigantinho

A primeira noite da ampliação da Operação Inverno para acolhimento das pessoas em situação de rua recebeu 102 pessoas para pernoite no Gigantinho: 97 homens e cinco mulheres. Nos albergues e abrigos foram acolhidas 196 pessoas e 187 ocuparam as vagas das pousadas conveniadas. Durante esta quarta-feira, 28, a prefeitura amplia 50 vagas em igrejas.

A força-tarefa montada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, envolve secretarias e sociedade civil para ampliar a estrutura da Operação Inverno, com acolhimento extraordinário no Gigantinho e outros espaços. Há local adequado também para abrigar os animais de estimação.

No Gigantinho, entre os atendidos na primeira noite está uma gestante, que pela manhã foi encaminhada para uma unidade básica de saúde para fazer pré-natal e deve retornar ao Gigantinho. Ela está acompanhada do marido. Também houve uma remoção de idoso pelo Samu e seis atendimentos da Unimed para pequenos curativos.

“Essa ação no Gigantinho é mais um passo na aproximação com este público. Uma relação de confiança para o encaminhamento de resgate da cidadania e da autonomia. Com o reforço da Mitra estamos ampliando em mais 50 vagas para acolhimento noturno regionalizado. Muitos desses usuários preferem permanecer em seus territórios”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Léo Voigt.

Paróquias

No bairro Restinga, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida-Centro Social Padre Pedro Leonardi abriu vagas para acolher pessoas encaminhadas pela abordagem social da região, que é feita pela Amurt-Amurtel, parceira da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

A Mitra Diocesana, por meio do Mensageiro da Caridade/Cáritas, está aderindo à força-tarefa com a disponibilização de seis paróquias para acolhimento noturno de pessoas em situação de rua, também encaminhadas pela equipe de abordagem social. Durante o dia serão organizados lugares nas paróquias Dores, Catedral, Santo Antônio do Partenon, Santa Ana, São Carlos e Santa Teresinha. A prefeitura dará o suporte com colchões e cobertores que forem necessários.

Saúde

A Unidade Móvel de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde estará estacionada no Ginásio Gigantinho nesta quarta-feira, 28, para apoiar a ação. Equipes compostas por médicos, enfermeiros e dentistas irão fornecer atendimento. Além das consultas, serão feitos testes rápidos de antígeno para detecção da Covid-19 a pacientes sintomáticos. Haverá, ainda, distribuição de kits de higiene bucal e preservativos.

Trabalho

A partir da tarde desta quarta-feira, a unidade do Sine Municipal estará com uma equipe técnica fazendo cadastro e orientando candidatos à reinserção no mercado de trabalho.

Como ajudar

Doações podem ser feitas através do Movimento Poa que Doa, programa social coordenado pelo Gabinete da Primeira-dama do Município de Porto Alegre, que reúne as campanhas do agasalho e do alimento 2021. O objetivo é atender pessoas em situação de vulnerabilidade social. Os donativos podem ser entregues em 17 pontos de coleta espalhados pela cidade e em drive-thrus de vacinação, divulgados no site da prefeitura. Confira aqui os pontos de coleta para doações.

Botão Voltar ao topo