NotíciasRio Grande do SulVariedades

Teatro em Família faz apresentação on-line neste domingo

O Téti – Teatro em Família reestreia neste domingo (1), com apresentações virtuais transmitidas via Facebook do Téti. O primeiro espetáculo está marcado para o dia 1º de agosto, às 17h30, com a peça teatral “Foi Coisa de Saci”, de forma totalmente gratuita.

A programação do evento contou com duas edições presenciais no início de 2021, “O Gato de Botas”, encenado pela Cia de Teatro Menino Tambor, em janeiro, e “O Urso com Música na Barriga”, encenado pelo grupo Atimonautas em fevereiro. Contudo, diante da pandemia da Covid-19 e com a intenção de proporcionar o espetáculo para mais pessoas, as apresentações foram transferidas para o formato online.

O cronograma de espetáculos já está planejado até o final do ano. “Tão breve seja possível, nós vamos retomar essas atividades presenciais no Teatro Municipal, mas, por hora, este é o formato que se torna viável para execução. O Teatro em Família é encontro, é troca, é presença, então, embora façamos algumas atividades virtuais, a essência dele é a presença, é o encontro das famílias”, salienta Caliandra Troian, diretora do projeto.

O Teatro em Família marca a expansão das atividades do Téti – Festival de Arte e Cultura para a Infância, evento destinado para crianças de 0 a 12 anos com atividades lúdicas voltadas para cada faixa etária, que teve sua 4ª edição em maio deste ano. Téti – Teatro em família visa contribuir com a formação do hábito de fruição e consumo da cultura através da inclusão de programação cultural na agenda mensal da família. Com novo calendário, a primeira edição do projeto prevê a realização de espetáculos teatrais mensais até dezembro de 2021.

O projeto Téti – Teatro em Família é financiado pela Lei de Incentivo à Cultura de Caxias do Sul, com realização da Cali Gestão Cultural e apoio da Racon Consórcios, Banco Moneo, Prataviera Shopping e Siviero. Quem assina a produção cultural é Cali Troian, com coprodução de Gabriel Zeni.

Sobre o espetáculo

O espetáculo “Foi Coisa de Saci” marcará o retorno da programação do Téti – Teatro em Família, com alusão ao mês do Folclore, celebrado em agosto. A peça faz um passeio pelas histórias contadas pelo Brasil afora sobre as peraltices do famoso Saci Pererê, menino negro de apenas uma perna que, com um gorro vermelho e acompanhado de um caximbo, vive nas matas e adora fazer travessuras.

A peça foi criada em 2015 com concepção e narração de Josiane Geroldi, e é resultado da intenção da Cia ContaCausos por produções artísticas pautadas nas histórias e na sabedoria da cultura popular oral brasileira.

Serviço

  • O quê: Espetáculo teatral “Foi Coisa de Saci”
  • Quando: 1º de agosto, às 17h30
  • Onde: Facebook do Festival Téti
  • Quanto: Apresentação gratuita
Botão Voltar ao topo