Cidades do RSNotíciasRio Grande do Sul

Operação das guardas municipais de Canoas e Cachoeirinha aborda 295 pessoas

Com foco na prevenção e repressão a furtos, roubos, tráfico de drogas e outros delitos, as guardas municipais de Canoas e de Cachoeirinha realizaram uma Operação Integrada na divisa entre os dois municípios nesta sexta-feira (30). Ao todo, 295 pessoas foram abordadas e um casal foi preso por tráfico de drogas sintéticas e dinheiro falso. Além disso, foram 194 veículos abordados e 28 autuados.

No decorrer da operação foram realizadas barreiras em pontos estratégicos entre as cidades, com apoio das Diretorias de Trânsito.

Segundo o secretário de Segurança Pública, delegado Emerson Wendt, uma das iniciativas da pasta é fomentar a atuação da Guarda Municipal de forma integrada, tanto com as forças policiais que atuam no município, quanto com as guardas dos municípios vizinhos. “Queremos integrar, cada vez mais, a nossa Guarda Municipal com as de outras cidades que fazem divisa com Canoas. Assim, será possível enfrentar a criminalidade de forma mais efetiva”, destaca.

Cercamento eletrônico

Canoas ainda possui 18 pontos com câmeras do cercamento eletrônico. O sistema identifica placas de veículos furtados ou roubados através da base de dados do Detran e um alerta é emitido para o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), que, imediatamente, aciona a Guarda Municipal ou uma guarnição da Brigada Militar. Até o final de 2021, o objetivo é incluir pontos de cercamento eletrônico de veículos dentro do município, auxiliando as forças de segurança na prevenção e investigação de delitos.

Botão Voltar ao topo