Cidades do RSRio Grande do SulVariedades

Santa Maria promove exposições de arte no Mês da Cultura

Mostras do trabalho do artista, tapeceiro e desenhista e professor universitário Yeddo Titze estão em salas do Museu de Arte de Santa Maria

Promovido pela Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Cultura, o Mês da Cultura de 2021 já tem mais duas atrações à disposição do público. O Museu de Artes de Santa Maria (Masm) abriu as exposições “Vigiai e Orai, o Vazio de Quem Parte” e “O Mestre e Seus Alunos”, as duas com obras do pintor, tapeceiro e desenhista e professor universitário Yeddo Titze, falecido em 2016, aos 81 anos.

A abertura das exposições ocorreu na terça-feira (3), no fim da tarde. Montadas nas salas Iberê Camargo e Jeanine Mutti, no Masm, as mostras podem ser conferidas das 8h ao meio-dia e das 13h30min às 16h, de segunda a sexta-feira.

A secretária de Cultura de Santa Maria, Rose Carneiro, elogia a atuação do Masm no Município. Segundo ela, o local tem se configurado como um importante espaço para a divulgação do trabalho de diversos artistas.

“O Museu de Arte de Santa Maria tem se tornado cada vez mais um espaço de grande movimento da arte, e isso demonstra o potencial que a cidade tem para o mercado criativo”, afirma Rose.

Novas exposições de arte podem ser visitadas pela população do Município – Fotos: Fabio Camargo

As exposições fazem parte do projeto Diversidade Cultural: Legado de Yeddo Titze Através da Memória e Pertencimento, executado através do Edital Criação e Formação Diversidade das Culturas, que é realizado através da Fundação Marcopolo com recursos da Lei Aldir Blanc número 14.017/20.

“O Masm recebeu obras do Yeddo Titize por doação. Com isso, vimos uma oportunidade de realizar a exposição Vigiai e Orai, o Vazio de Quem Parte. Já a exposição O Mestre e seus Alunos nós fizemos com obras do Yeddo Titze que fazem parte de coleções particulares, de pessoas de Santa Maria, e com obras de alunos dele na Universidade Federal de Santa Maria, onde o Yeddo lecionou”, explica Josias Ribeiro, presidente da Associação dos Amigos do Masm, que foi a proponente do projeto.

A exposição “Vigiai e Orai, o Vazio de Quem Parte” fica aberta até 31 de agosto. Já a exposição “O Mestre e Seus Alunos” estará à disposição do população até 20 de agosto.

Outras atrações

Também ocorreu na terça-feira (3) em Santa Maria, conforme estava previsto na programação do Mês da Cultura, o Curso de Formação e Capacitação em Segurança Circense. A oficina foi realizada no Centro De Atividades Múltiplas Garibaldi Poggeti, o Bombril.

Além disso, as ações do Vacinarte , com música e teatro sendo levados aos locais de vacinação contra a Covid-19, já ocorrem em Santa Maria.

Botão Voltar ao topo