Associação Chico Lisboa celebra seus 83 anos com evento virtual
A entidade cultural mais antiga do RS promove bate-papo e apresentações de dança e música no Facebook
A Associação Chico Lisboa completa 83 anos e para celebrar, na próxima segunda-feira, dia 09 de agosto, às 19 horas, será realizado um encontro virtual de aniversário com convidados. O evento será transmitido pelo www.facebook.com/associacaochicolisboa.
Na programação, o bate-papo “Histórias da Chico que não estão nas atas” com Zoravia Bettiol, Francisco Alves e Liana Timm, além da performance de dança No-outro lugar, da Cia A Trupe Dosquatro, e apresentação musical de Liana Timm.
Fundada em 1938, a Chico Lisboa é a mais antiga entidade cultural em funcionamento no Estado. Ao longo de sua história, a Chico Lisboa teve como diretores e presidentes grandes expoentes das artes plásticas do Rio Grande do Sul, tais como: Carlos Scliar, Guido Mondim, Francisco Stockinger, Vasco Prado, Zoravia Bettiol, Riopardense de Macedo, Carlos Alberto Petrucci, entre outros.
Zoravia Bettiol, artista plástica, designer e arte-educadora. Nasceu em Porto Alegre, RS, em 1935. Participou de 153 exposições individuais e mais de 400 coletivas, em Bienais, Trienais e exposições importantes internacionais entre 1959 e 2021 na América do Sul, Europa, EUA e Japão. A mais significativa foi a retrospectiva Zoravia Bettiol – O Lírico e o Onírico no Museu de Arte do Rio Grande do Sul, em 2016. Suas obras estão em acervos dos principais museus e centros culturais do mundo como o Brooklyn Museum, de Nova Iorque; o Kunstindustriemuseet, de Oslo, Gabinet des Estampes Bibliothéque Nationale de Paris e o Museum of Modern Art, de Kyoto.
José Francisco Alves – Graduado em Escultura, Doutor e mestre em História da Arte. Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte e Conselho Internacional de Museus. Professor concursado do Atelier Livre Xico Stockinger, da Prefeitura de Porto Alegre.
Liana Timm – Artista multimídia, arquiteta, poeta e designer. Transita pelas Artes Visuais, Literatura, Artes Cênicas e Música com atelier em constante ebulição. Tem participação em 44 publicações, 18 individuais de poesia, 18 textos de dramaturgia. Conta 76 exposições individuais e 15 prêmios recebidos. Produziu o projeto ‘Freud e os escritores’ em cartaz por 9 anos (2010/19), BossaJazz&Cia, shows de música e poesia e Experiências Cênicas Multimídia, performances cênicas de sua produção poética.