Prefeito de Caxias do Sul assina ordens de início para obras de saneamento
Cerca de R$560 mil serão investidos pelo Samae para construir uma estação de bombeamento e executar reparos em ETEs
O prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico e o diretor-presidente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (SAMAE), Gilberto Meletti, assinaram, na manhã desta quinta-feira (12/08), duas ordens de início para obras de saneamento. O ato aconteceu no Salão Nobre do Centro Administrativo e contou com a presença do diretor da Divisão de Planejamento Integrado, Gerson Panarotto, do engenheiro Leonério de Castilhos, do assessor técnico, Angelo Barcarolo e do representante da empresa vencedora da licitação, Thiago Siqueira.
A primeira obra prevê a construção da edificação da Estação Elevatória de Água Tratada na rua Alexandre de Antoni, no bairro Universitário. Ela terá um investimento de R$360.158,45 e tem o intuito de ampliar a capacidade de tratamento da ETA Celeste Gobbato. “No momento, a estação trata apenas a água da represa Maestra, mas passará a cobrir também o tratamento do Dal Bó, devido ao projeto de desativação da ETA Borges de Medeiros, que hoje cumpre essa função”, explica Meletti.
Já a segunda ordem de início trata-se da revitalização das Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) Tega, Pinhal e Belo, em um investimento na ordem de R$198.939,05. O serviço executado será de recuperação de fissuras e trincas em estruturas de concreto armado e impermeabilização nas estações, visando eliminar definitivamente percolações, infiltrações ou vazamentos existentes nos reatores, filtros, decantadores e outras estruturas ocasionadas devido ao tempo das construções.
Adiló salientou a importância de ampliar e modernizar os sistemas de abastecimento. “São obras necessárias para melhorar e qualificar a distribuição da água, principalmente após a conclusão da ampliação da ETA Celeste Gobbato. Hoje a tecnologia é nossa aliada em diversas áreas e temos que utilizá-la a nosso favor”. O prefeito também elogiou o planejamento do Samae ao manter a manutenção das ETEs em dia, garantindo o seu funcionamento e realizando intervenções sempre que necessárias.
A empresa contratada para realizar os trabalhos é a MGM Serviços Técnicos Ltda. As obras têm, respectivamente, o prazo de 90 dias e 120 dias para serem executadas.