Ciclo Verde Pelotas encerra com distribuição de 131 mudas no Umuharama
Prefeitura concluiu as ações do eixo Bairro Verde do programa, que identificou espécies arbóreas, realizou podas e supressões nos pontos necessários e fez o plantio de árvores frutíferas nativas
O Programa Ciclo Verde Pelotas. da Prefeitura Municipal, teve seus trabalhos concluídos no loteamento Umuharama, no Areal, neste sábado (14). Durante toda a manhã, a equipe da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA) distribuiu mudas à população. Ao todo foram doadas 131 mudas através do eixo Bairro Verde. Na oportunidade, foram atendidos 55 moradores do bairro, interessados no plantio. Entre os tipos arbóreos doados estavam mudas frutíferas de romã, bergamota, araçá, pitanga, murta e ameixa do Pará.
As pessoas atendidas também receberam o Guia de Arborização Urbana elaborado pela SQA.
“Recebemos os moradores no encerramento do projeto, para conversar sobre plantio adequado, meio ambiente e oferecer as mudas que estavam sendo doadas. Tivemos um um bom retorno da população”, destacou o secretário Eduardo Schaefer, titular da pasta de Meio Ambiente do Município.
Ação Verde
Com o apoio do Rotaract Oeste, foi realizado em paralelo o plantio de 52 mudas de árvores nativas como butiazeiro, uvaia e quaresmeira ao longo das áreas verdes do bairro. A SQA cedeu as mudas e coordenou o trabalho de plantio executado por jovens da entidade.
O Umuharama foi o primeiro local a receber o Ciclo Verde, que iniciou na Cohab Fragata na semana passada e, também será levado a outros locais da cidade. No Umuharama, em 16 dias de trabalho, a SQA quantificou e identificou 1.407 espécies de plantas, além de realizar 1.118 podas e 18 supressões no loteamento situado no Areal.
O que são os eixos Bairro Verde e Ação Verde
O Bairro Verde é um dos eixos do programa Ciclo Verde Pelotas e tem a finalidade de identificar as espécies arbóreas dos bairros, realizar o manejo (podas e supressões) e o plantio de árvores frutíferas e nativas.
Já o eixo Ação Verde consiste na busca de entidades do terceiro setor que, em parceria com a SQA, realizarão o plantio de mudas em áreas da cidade.