Santa Maria confirma casos da variante Delta
A Secretaria de Saúde de Santa Maria confirmou nesta terça-feira (17, quatro casos de Covid-19 da variante Delta no Município. Os casos foram confirmados após sequenciamento genético da SARS-CoV-2, o vírus responsável pela pandemia de coronavírus, via estudo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) em parceria com o Município.
Trata-se de duas mulheres, de 45 e de 31 anos, um homem, de 73 anos, e uma criança, de 6 anos. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) já foi notificado sobre os casos, e os exames, enviados para o Centro. Nenhuma das pessoas confirmadas com a Delta está hospitalizada. Equipes de saúde já estão mapeando os contatos desses pacientes.
A fim de repassar mais esclarecimentos para a população, a Prefeitura de Santa Maria realiza uma live às 17h desta terça-feira (17). O prefeito Jorge Pozzobom recebe o epidemiologista do Município, Marcos Lobato, e a farmacêutica da UFSM, Priscila de Arruda Trindade, professora do Departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas do Centro de Ciências da Saúde da universidade.
A partir dessas confirmações, a Prefeitura incentiva que pessoas com sintomas gripais façam o teste para diagnóstico da Covid-19. São eles: coriza, tosse, dor de garganta, febre, dor no corpo, dor de cabeça, alteração de olfato e alteração de paladar. Pessoas sintomáticas e assintomáticas que tiveram contato com positivados podem fazer o teste.
Em função disso, o Centro de Referência Municipal da Covid-19 amplia o horário de atendimento, podendo haver novas alterações conforme o aumento da demanda. Também, os testes podem ser feitos em uma das 27 unidades de saúde do Município (confira abaixo).
A Prefeitura de Santa Maria segue recomendando a continuidade dos protocolos sanitários a fim de evitar novas proliferações do vírus, uma vez que a variante Delta tem alta taxa de transmissibilidade.