Barragem Santa Bárbara recupera nível após chuva intensa em Pelotas
Vertedouro do manancial voltou a extravasar após quatro meses com índices negativos
O sexto dia consecutivo de chuva em Pelotas trouxe uma boa notícia para o principal manancial do município, a Barragem Santa Bárbara: seu nível recuperado após mais de quatro meses com indicadores negativos. Desde sexta-feira (20) até a manhã desta quarta (25) foram registrados 143 milímetros – somente de terça para quarta, 85 milímetros foram notificados, informa o Sanep.
Esta é a primeira vez que o vertedouro extravasa desde o dia 9 de abril. Nesta segunda (23), o nível ainda estava com 78 centímetros negativos, mas o expressivo volume pluviométrico da última semana, principalmente, das últimas 48 horas, foi determinante para agilizar a recuperação.
Em 2021, o pior cenário vivenciado pelo manancial ocorreu na última semana de julho, quando foi registrado 1,26 metro abaixo do nível ideal – marca ainda amena se comparada ao número atingido pela barragem no ano passado, após estiagem histórica: 4,40 metros negativos.
O coordenador do Departamento de Tratamento do Sanep, Vinicius Gonçalves, lembra que toda a precipitação que chega à região sul repercute no restabelecimento da Santa Bárbara e, por isso, mesmo depois de dois ou três dias da chuva, mais água pode chegar até o manancial, oriunda de rios e cursos menores de água.
Casas de Bombas funcionam a pleno
Equipes do Departamento de Drenagem Urbana (Dedu) da autarquia continuam atentas às condições de escoamento nas oito Casas de Bombas da cidade, responsáveis por dar vazão adequada à chuva. Além de monitorar as estruturas, os servidores também precisam intervir para fazer a limpeza das grades e a retirada dos resíduos (muitas vezes, itens volumosos, como partes de móveis e colchões), que chegam através da chuva escoada pelos canais do município.
Esta é a primeira vez que o vertedouro extravasa desde o dia 9 de abril – Vídeo: Divulgação/Sanep