NotíciasRio Grande do Sul

Caxias do Sul lança projeto-piloto de educação consumerista

Iniciativa entre Procon e FAS se destina a crianças e adolescentes

O Procon de Caxias do Sul, em parceria com a Fundação de Assistência Social (FAS) lançou nesta quarta (25-08) um projeto-piloto de orientação e educação de direitos e deveres consumeristas e iniciação à educação financeira para crianças e adolescentes atendidos na rede socioassistencial caxiense. O projeto tem o objetivo de formar cidadãos conscientes de seus papéis, direitos e deveres nessa área, favorecendo, a longo prazo, a diminuição de problemas de superendividamento, a iniciativa na resolução individual de demandas cotidianas relacionadas ao Código de Defesa do Consumidor e a busca por informação clara.

A diretora de Proteção Social Básica da FAS, Jovane Fochesato, enfatiza a importância do projeto na vida dos jovens atendidos na rede socioassistencial. “Crianças e adolescentes serão multiplicadores em seus espaços de convívio, trazendo um olhar e uma consciência coletiva”, explica.

Nesta primeira etapa, a formação das crianças e adolescentes será efetivada em 21 Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, que integram a proteção social básica do município. Inicialmente, o projeto proporcionará o conhecimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social atendidas pela FAS.

O coordenador do Procon, Jair Zauza, explica que o objetivo do projeto é proporcionar o acesso à informação, formando consumidores conscientes de seu papel na sociedade. “Especialmente no que tange aos direitos e deveres como consumidores, e na educação básica financeira para o dia a dia, o projeto facilitará a resolução de possíveis conflitos através da prevenção e, deste modo, proporcionará o contato dos jovens com as previsões legais e os exemplos práticos, utilizando o conhecimento como meio de transformação da realidade social”, destaca.

Em um primeiro momento foram realizadas visitas aos Centros de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para promover rodas de conversa com os frequentadores, explicando tópicos importantes sobre direito do consumidor, educação financeira e consumo consciente, de acordo com a faixa etária e uso de cartilhas e material didático. Os locais que participarão desta primeira etapa foram selecionados por sorteio, nos territórios dos seis Centros de Referência de Assistência Social. O cronograma de visita contemplará, inicialmente, turmas no Centro Assistencial Portal da Luz, Casa Brasil Oeste, Associação Criança Feliz, SCFV Irmão Sol, Centro Assistencial Vitória e Casa do Adolescente.

Botão Voltar ao topo