Filhotes de corujas são entregues ao Zoológico de Canoas
Quatro filhotes de corujas foram resgatadas no município de Cerro Grande do Sul e entregues ao Zoológico Municipal de Canoas
O Zoológico Municipal de Canoas recebeu quatro filhotes de coruja-suindara (tyto furcata), conhecidas como corujas das torres ou coruja da igreja. Elas foram resgatadas pela Fiscalização Ambiental de Cerro Grande do Sul em uma escola do município.
De acordo com a equipe do MiniZoo, em um primeiro contato, foi feita uma tentativa de conscientização da população daquele município para que deixassem os animais livres, uma vez que ainda são muito dependentes de cuidado parental. A orientação inicial foi para que não fizessem a remoção das corujas.
“A conscientização, entretanto, não foi possível, uma vez que existe uma antiga superstição popular que diz que essas corujas trazem mau agouro. Então, optamos pelo resgate, de forma segura e orientada, pois elas corriam risco de vida”, explica a veterinária Isadora Luzza Favretto.
As corujas passarão por cuidados intensivos pela equipe do Zoológico, de forma a recriar o máximo possível suas condições de tratamento parental e, assim que possível, passarão a viver livres na natureza.
Crime ambiental
Ressaltamos que esses animais são protegidos por lei e maltratá-los é crime. Segundo a Lei de Crimes Ambientais 9.605/98, Artigo 28: Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.
Em casos como este, contate a equipe do Zoológico Municipal de Canoas para mais orientações através do fone/whatsapp: (51) 99787 – 1078. Para denúncias de maus-tratos de animais silvestres ligue para Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA): (51) 3236-1800.