Paulina Nólibos ministra curso da Casa de Teatro de Porto Alegre

Gilgamesh – Leitura e Montagem para Teatro Infantil. O curso é composto de dois grandes módulos, o primeiro, teórico, realizado em modo virtual, e o segundo, presencial, quando for seguro, visando apresentações

Paulina Nólibos, diretora, atriz, filósofa estudiosa de Nietzsche, tragédia grega e mitologias ministra o curso Gilgamesh – Leitura e Montagem para Teatro Infantil de 9 de setembro a 16 de dezembro, às quintas-feiras, na Casa Digital. As inscrições já estão abertas e podem ser efetivadas pelo site da Casa de Teatro de Porto Alegre.

O curso oferece uma oportunidade de imergir no imaginário antigo oriental através de sua literatura, numa experiência performática do universo mito-histórico do Oriente Médio do segundo milênio antes de Cristo. Gilgamesh, O Rei de Uruk, é o mais antigo texto épico conhecido, de origem suméria, preservado em tabletes de argila, cujos mais antigos encontrados foram escritos em acádio, em torno de 1800 a.C. .

A narrativa contém a primeira versão do dilúvio e do barco, muito mais antiga do que a do Gênesis judaico-cristão, e conta as aventuras de um rei da importante (e histórica) cidade-estado de Uruk, seus desmandos, suas conquistas e sua busca pela imortalidade. Povoado de deuses, monstros e situações inusitadas, este pequeno texto nos apresenta um universo onírico, onde a religião, o poder, a amizade e a morte aparecem revestidos de uma sabedoria viva. Surpreendentemente atual, o texto é uma metáfora da condição humana, e um território vasto a ser explorado esteticamente.

A proposta da montagem é dirigida ao público infantil, mas espera atingir a todos igualmente pela sua poesia e inegável valor. Narrar os clássicos para crianças e fazê-lo mantendo a fidelidade dos textos e seu contexto é uma tarefa pedagógica urgente e essencial. Oferecer aos pequenos uma verdadeira experiência cênica do mundo antigo é garantir uma parcela de arte e de sonho na vida, aproximando a criança desde cedo do teatro, ensinando, estimulando a imaginação e criando o futuro público. O curso é composto de dois grandes módulos, o primeiro, teórico, realizado em modo virtual, e o segundo, presencial, quando for seguro, visando apresentações.

Tábuas Gilgamesh – Imagens reprodução /internet

O primeiro módulo se inicia com a pesquisa histórica e arqueológica da região; análise das traduções do épico, tomando como referência a mais recente, do eminente professor Trajano Vieira, em suas variantes. Segue-se a estruturação de um roteiro de cenas; Estudo de personagens. Pesquisa de história do vestuário antigo. Criação de figurinos, adereços e cenografia.

O segundo módulo tem caráter presencial, e será composto por exercícios de treinamento e expressão corporal; improvisações de personagens e de cenas; aulas de dança tradicional antiga; preparação de coreografias visando à constituição doespetáculo; e ensaios. O processo culminará num espetáculo e é esperado que os participantes disponham de tempo para pequenas temporadas em teatros, e apresentações em eventos e escolas a partir de 2022.

Sobre Paulina Nólibos

Graduada em Filosofia/UFRGS, estudiosa de Nietzsche, tragédia grega e mitologias, iniciou em 1987 um trabalho de teatro junto ao grupo de experimentação e pesquisa cênica Ói Nóis Aqui Traveiz, participando de grandes montagens como Antígona, Fausto, Kassandra in Process como assessora teórica, dividindo com Arlete Cunha a produção e encenação da única peça para crianças até hoje encenada no espaço do grupo, A Incrível História de Hérakles; professora nas escolas de teatro do TEPA e da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo. Mestre e doutora em História, UFRGS, com pesquisa em tragédia grega, mito e gênero, especialmente as peças do ciclo troiano de Eurípides, as personagens femininas de Kassandra e Helena, e os problemas do estupro e do adultério no mito. Entre 2002 e 2012, foi responsável pela coordenação geral do Núcleo de Pesquisa em Teatro e História, extensão universitária na Ulbra, onde trabalhou com história antiga, história da arte, história do vestuário, e arte e educação, no curso de Pedagogia. Durante dez anos produziu e encenou inúmeras peças no contexto de teatro universitário feito por não-atores, dirigiu esquetes, leituras dramáticas, performances e intervenções cênicas, e conduziu estudos em história do Vestuário, sendo responsável pelos figurinos de todas as montagens. Desde 2012 é arteterapeuta, com ênfase em questões do Corpo e suas Representações. Trabalha com expressão corporal, dança e dramaterapia. Coordenou durante seis anos as Oficinas de Teatro e Expressão Corporal da Oficina de Criatividade do Hospital Psiquiátrico São Pedro, Porto Alegre. Participou do grupo de danças celtas Arallec’h até 2018, e em 2019, na França, teve contato direto com os estudos de dança celta e fez aulas com grupos da Irlanda, Escócia, Bretanha, Galícia e Ilha de Man. Atualmente, administra um projeto de residência artística, pedagógica, e terapêutica no município de Três Coroas, RS, o Gaia Ciência Project, além de participar como diretora e atriz num processo de criação em curso da peça Esperando Godot, de Samuel Beckett, com estreia suspensa até o fim da pandemia. O amor pela literatura permeia sua atividade acadêmica e sua experiência teatral, conduzindo seu olhar até os mais antigos documentos históricos, os mitos e suas primeiras representações, e os enigmas de suas origens, ora religiosas, ora populares.

Serviço
O quê: Gilgamesh – Leitura e Montagem para Teatro Infantil, com Paulina Nólibos
Quando: Módulo I – de 9 de setembro a 16 de dezembro de 2021, quintas-feiras, das 19h30 às 21h
Público-alvo: A partir de 16 anos
Onde: Plataforma digital da Casa de Teatro de Porto Alegre
Inscrições em www.casadeteatropoa.com.br/product-page/gilgamesh-leitura-e-montagem-para-teatro-infantil.

Sair da versão mobile