Doação da Syngenta ao Pró-Milho/RS beneficiou 17 mil pequenos produtores de leite em 2020
Sementes da Syngenta foram doadas intermediadas pelo Programa Pró-Milho/RS. A ação coordenada entre setor público e privado para auxiliar 17 mil pequenos produtores de leite atingidos pela estiagem de 2020 foi abordada em apresentação realizada neste sábado (4), durante a 44ª Expointer.
Frente ao grave déficit hídrico enfrentado no início de 2020, que ocasionou a quebra da safra de milho – um dos principais insumos para alimentação animal –, a empresa de tecnologia de sementes Syngenta doou ao Programa Pró-Milho/RS, coordenado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), 20 mil sacas de sementes para serem distribuídas a pequenos produtores rurais. Além da secretaria, Emater/RS-Ascar e a Fetag participaram de uma verdadeira força-tarefa para, em duas semanas, fazer chegar essas sementes a 254 municípios, beneficiando a 15,8% dos produtores de leite do Estado.
“O ano de 2020 foi uma época muito difícil para o setor produtivo, então agradecemos imensamente a doação e a parceria dessas entidades. Agora vemos as pessoas felizes com a retomada da produtividade”, disse a secretária Silvana Covatti.
A logística de distribuição foi coordenada pela Emater/RS-Ascar. “É muito simbólico que as sacas de sementes, antes da distribuição, tenham sido recebidas neste Parque de Exposições, justamente no Pavilhão da Agricultura Familiar”, destacou o diretor técnico da Emater, Alencar Rugeri.
Pró-Milho/RS
O engenheiro agrônomo Valdomiro Haas, da SEAPDR, fez uma breve apresentação sobre o Programa Pró-Milho/RS, criado no início de 2020 com o objetivo de incentivar, fomentar e coordenar ações que aumentem a produção e a qualidade do milho no Rio Grande do Sul. “A meta seria pelo menos equiparar nossa produção com o consumo interno, pois a evasão de divisas com a compra de milho de fora supera os R$ 300 milhões ao ano”, detalha Haas.
A pandemia começou logo após a criação do Pró-Milho/RS, fazendo com que as atividades no primeiro ano do programa se concentrassem em 12 seminários virtuais e 12 vídeos técnicos, produzidos pela Emater/RS-Ascar, abordando várias etapas da produção do milho. Todos podem ser assistidos na página do programa.