A assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Caxias do Sul realizou reuniões, neste mês de agosto, com as equipes diretivas das escolas de ensino fundamental da rede e com as coordenações pedagógicas das Escolas de Educação Infantil de Gestão Compartilhada, para apresentar o núcleo permanente Qualificar a Educação para as Relações Étnico-Raciais (QuERER), que possui a atribuição específica de promover, orientar, coordenar e monitorar a educação para as relações étnico-raciais nas escolas municipais de Caxias do Sul e nas escolas de Educação Infantil de Gestão Compartilhada.
A Educação das Relações Étnico-Raciais é compreendida enquanto projeto de combate ao racismo e a intolerância às diversidades na sociedade brasileira, assumido como política de Estado no ano de 2003, através de lutas e conquistas do Movimento Negro e de outros grupos. Enquanto projeto, a Educação das Relações Étnico-Raciais contribui substancialmente para a promoção da equidade em nosso país.
O núcleo tem o objetivo de divulgar e produzir conhecimentos, bem como contribuir para a formação de valores e a adoção de atitudes e posturas que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantam a todos e a todas o respeito aos direitos legais, a valorização da identidade, a consolidação da democracia na busca por uma educação antirracista nas escolas de Caxias do Sul.
Em parceria com a FAPEU – Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária – Programa de Apoio às comunidades indígenas na fase de instalação/Artesanato Mbyá-Guarani BR 116/RS, estão sendo distribuídos kits de artesanatos indígenas dos povos Mbyá Guarani às escolas da Educação Infantil do município.