Cidades do RSRio Grande do Sul

Defesa Civil distribui lonas para famílias atingidas pela chuva em Santa Maria

Motoristas devem estar atentos para bloqueios em trechos dos bairros Pinheiro Machado e Patronato

A Prefeitura de Santa Maria reforçou o trabalho das equipes da Defesa Civil, Guarda Municipal e Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana para atender os pedidos de ajuda da comunidade atingida pela forte chuva desde a noite desta terça-feira (7). Até o início da manhã desta quarta-feira (8), 32 casas foram destelhadas, conforme registros. Por isso, as equipes do Município já entregaram aproximadamente 180 metros de lonas e seguem atendendo as solicitações que são informadas pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp). Os bairros mais atingidos são Pinheiro Machado, Tancredo Neves, Boi Morto, Campestre do Menino Deus e João Goulart.

Conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nas últimas 12h, foram registrados 77 milímetros de chuva no Município, principalmente no Bairro Lorenzi. Já o acumulado das últimas 96h chega a 160 milímetros. Na noite desta terça, houve chuva com vento forte que passou dos 70 km/ e registro de granizo nos bairros Camobi, Dom Antônio Reis, Uglione, Tancredo Neves, entre outros.

Distribuição de lonas – Fotos: João Vilnei /PMSM

Os motoristas devem estar atentos para bloqueios em decorrência da forte chuva e do vento. Na Avenida Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves, parte da via está interditada devido à queda de uma estrutura de outdoor. O local está sinalizado e deve ficar com bloqueio até que a estrutura seja retirada. Na Avenida Presidente Vargas, no Bairro Patronato, no sentido Bairro-Centro, a via está em meia pista, próximo a uma revenda de veículos, devido a um buraco na calçada com mais de três metros de profundidade e que já está comprometendo parte da pista. O local segue sinalizado.

Os motoristas que trafegam pela BR-158, entre Santa Maria e Itaara, também devem estar atentos para as árvores e galhos na estrada. O Corpo de Bombeiros já trabalha para liberar o trecho da BR-158, próximo ao Timbaúva. Já na BR-287, houve momentos que chegou a ficar interrompida por um período durante a madrugada, mas já está liberada para o tráfego de veículos.

As famílias que foram atingidas e tiveram problemas com a chuva, podem fazer solicitações de lonas, telhas e ajuda pelos contatos:

BOMBEIROS
193

CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA (CIOSP)
153
– 99217-8122 (Whatsapp)
– 99167-4728 (Whatsapp)
– 99167-8452 (Whatsapp)

DEFESA CIVIL MUNICIPAL
3222-5192
99110-7940 (Whatsapp)

Em função do temporal, Complexo Esportivo Oreco, no Bairro Tancredo Neves, é interditado

Chuva, granizo e vento forte causaram prejuízos ao telhado do local

O Complexo Esportivo Oreco, no Bairro Tancredo Neves, está temporariamente interditado. A medida foi tomada por conta dos prejuízos causados pelo temporal que ocorreu entre a noite de terça-feira (7) e a madrugada desta quarta-feira (8). O telhado do ginásio foi danificado.

As aulas da Escolinha de Futsal, que ocorrem no local, estão suspensas, e a data de retorno das atividades será informada posteriormente. A Prefeitura de Santa Maria irá providenciar as reformas estruturais necessárias.

Botão Voltar ao topo