Porto Alegre

Assembleia Legislativa do RS recebe concerto da OSPA nesta quarta-feira

Em apoio ao setor da cultura, que tantas adversidades enfrenta devido à pandemia de Covid-19, a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul elegeu 2021 como o “Ano Cultural do Parlamento Gaúcho”. Diversas ações de incentivo à cultura têm tomado lugar, entre elas o Sarau do Solar, o 15º Prêmio de Poesia Lila Ripoll e o 16º Prêmio Teixeirinha.

No dia 15 de setembro, às 20h, esta programação ganha a participação de luxo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), instituição da Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), que fará a apresentação “Clássicos Gaúchos”, no Teatro Dante Barone. O público poderá prestigiar o espetáculo no local: basta garantir o ingresso na bilheteria do Teatro, que funcionará no dia do espetáculo a partir das 12h até às 20h, e levar 1 kg de alimento não perecível (veja detalhes no serviço abaixo). O evento também será transmitido ao vivo pela TV Assembleia, Facebook e YouTube da Assembleia Legislativa do Estado.

O repertório, com regência do maestro Evandro Matté, tem forte presença da música gaúcha, marcando a passagem da Semana Farroupilha e os 50 anos do movimento nativista que serão celebrados em 2021. Também presta homenagem ao grande compositor argentino Astor Piazzolla, no ano de seu centenário, com as peças “Fuga y Misterio” e “Oblivion”.

Artista revelado no ciclo dos festivais nativistas, o cantor Victor Hugo subirá ao palco para interpretar três canções que marcaram a história do festival Califórnia da Canção Nativa de Uruguaiana: “Gaudêncio Sete Luas”, de Luiz Coronel e Marco Aurélio Vasconcellos; “Desgarrados”, de Sérgio Napp e Mario Barbará; e “Veterano”, de Antônio A. Ferreira e Ewerton Ferreira. O concerto é uma oportunidade única de apreciar uma orquestra executando esses e outros clássicos compostos por Guerra-Peixe, Guinha Ramires, Alfred Hülsberg, Leonardo, Teixeirinha e Geraldo Flach.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo