Santa Maria: Defesa Civil entrega telhas e lonas para moradores
Em função dos últimos dias de instabilidade, na tarde desta terça-feira (14), distribuição ocorreu nos bairros João Goulart, Patronato, Diácono João Luiz Pozzobon, Passo D’Areia e Tancredo Neves
A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Defesa Civil, segue atendendo ocorrências decorrentes da chuva e do vento desta semana e da semana anterior. Na tarde desta terça-feira (14), as equipes deram continuidade ao trabalho de entrega de telhas de amianto. Foram distribuídas 104 unidades de telhas para sete famílias dos bairros João Goulart, Patronato, Diácono João Luiz Pozzobon, Passo D’Areia e Tancredo Neves. Ainda no sábado (11), foi realizada a entrega de 120 telhas.
No período de 8 de setembro até esta terça-feira, foram 46 casas vistoriadas para a entrega de telhas, e já há o registro de mais de 157 casas destelhadas. Para atender de maneira emergencial a população que sofreu danos ao patrimônio, foram distribuídos 3.105 metros de lona, sendo 220 famílias atendidas. Outra ajuda importante foi a entrega de 57 cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade.
Além disso, equipes das secretarias de Infraestrutura e Serviços Públicos e do Meio Ambiente seguem com o trabalho de retirada de árvores e galhos que caíram com o vendaval. Os registros foram na cidade e no Interior.
O superintendente da Defesa Civil, Adão Lemos, explica que, de acordo com informações divulgadas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), nos últimos 15 dias choveu 305 milímetros. No mês de setembro, a média pluviométrica prevista seria de 150 milímetros.
“Como a terra está encharcada devido ao volume de chuvas ser mais do que o dobro da média mensal, o risco de deslizamento de terra aumenta. Na manhã desta terça-feira, começaram problemas de deslizamentos por causa do excesso de chuvas. As equipes verificaram locais na Rua Amaral, no Bairro Km 3, e na Rua Ângelo Berleze, no Bairro Pé de Plátano. As duas situações ocorreram devido ao deslizamento das margens do Rio Vacacaí-Mirim. Felizmente não houve ocorrência de danos materiais, mas estamos em alerta”, explica Lemos.
Ainda nesta terça-feira, o nível do Rio Vacacaí-Mirim baixou e as 50 famílias que estavam desalojadas já puderam retornar para suas casas no Balneário Passo do Verde.
Solidariedade
Para ajudar as famílias atingidas pela chuva e pelo vento registradas desde a última semana, a Defesa Civil precisa de doações e conta com a ajuda da comunidade. Há necessidade de colchões, roupas de cama, roupas de todos os tamanhos para crianças e kits de higiene e limpeza. As doações podem ser entregues direto no Centro Desportivo Municipal (CDM), na Rua Appel, 795.
CENTRO INTEGRADO DE OPERAÇÕES DE SEGURANÇA PÚBLICA (CIOSP)
– 153
– (55) 99217-8122 (Whatsapp)
– (55) 99167-4728 (Whatsapp)
– (55) 99167-8452 (Whatsapp)
– Para agilizar o atendimento das solicitações, é importante que sejam enviadas imagens das ocorrências nos números de Whatsapp. As fotos facilitam o trabalho das equipes do Ciosp e, assim, é possível que seja mais precisa a verificação da situação e encaminhamento do atendimento.
DEFESA CIVIL MUNICIPAL
– (55) 3222-5192
– (55) 99110-7940 (Whatsapp)
BOMBEIROS
– 193