Porto Alegre

Escolas públicas de Porto Alegre recebem materiais para criação de hortas

A Prefeitura de Porto Alegre distribuiu materiais para a criação de hortas em mais de 120 escolas municipais, estaduais e comunitárias. Os produtos foram adquiridos com recursos dos programas federais Crescer Saudável e Saúde na Escola. São carrinhos de mão, pás, enxadas e ancinhos em quantidades e tamanhos de acordo com as turmas escolares.

Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou visita de acompanhamento nas escolas municipais de educação infantil Vila Mapa 2 e Maria Marques Fernandes, na Lomba do Pinheiro.

A equipe da SMS é responsável, entre outras funções, por capacitar os professores das escolas participantes e torná-los cada vez mais preparados para fazer atividades de promoção da alimentação saudável e educação ambiental. Para isso, tem parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), que desenvolve o Projeto Horta: aproximando escola e comunidade.

O município adquiriu 324 kits de ferramentas no valor aproximado de R$ 150 mil. A iniciativa faz parte do Programa Crescer Saudável, com recursos federais do Programa Saúde na Escola (PSE), articulado entre os ministérios da Saúde e da Educação. Para execução nos municípios, conta com um grupo de trabalho intersetorial, constituído em Porto Alegre pelas secretarias municipais de Saúde (SMS) e Educação (Smed), além das secretarias estaduais das respectivas áreas, Seduc e SES.

Botão Voltar ao topo