Rotinas reprogramadas estão entre os impactos da pandemia

Os eletrodomésticos, que passaram a ocupar o topo da lista de prioridades no último ano, revelam um pouco mais sobre o comportamento dos brasileiros nos lares

Das mudanças que chegaram para ficar, dos hábitos cultivados em tempos de isolamento social, a casa é retrato mais do que fiel do seu morador. Do comportamento revigorado, equipamentos eletrônicos passaram a fazer parte da rotina de muitas pessoas, que abriram espaço na planta baixa com a finalidade de curtir todo o conforto que o lar pode oferecer.

Toalheiros térmicos, fogão de alta performance, adegas de última geração e spas para relaxar em casa. Quatro arquitetas falam sobre as demandas mais frequentes dos seus clientes e os equipamentos queridinhos do momento na produção assinada para a ProFatto.

A arquiteta Beatriz Zeglin percebeu uma alta na procura por adegas. Seus clientes intensificaram a solicitação do equipamento na lista de prioridades. A ideia é ampliar o conforto e receber pequenos grupos de amigos e familiares no espaço íntimo do lar.


A arquiteta Beatriz Zeglin

“A adega participa da vida social em casa. Muitas pessoas que antes não dedicavam muito tempo ao universo dos rótulos, viraram assinantes de clube de vinhos para aprender a degustar a bebida”, confessa Beatriz. Segundo a profissional, os ambientes integrados – como os livings – exibem as adegas como objeto de orgulho do colecionador.

A Adega Criss Air ADG 46D deixa a temperatura do vinho no ponto certo a qualquer momento. O modelo possui duas zonas de acomodação das garrafas que facilitam a separação por tipos de vinhos que precisam ser conservados em temperaturas diferentes e individualmente. Com iluminação em LED branco, prateleiras em madeira tratada anti fungos com acabamento frontal em aço inox.

Vizinha da sala de estar, a cozinha também foi calibrada por muitas pessoas, que de repente descobriram o prazer de se aventurar entre panelas. A arquiteta Betina Gomes reúne alguns casos com este perfil, e atendeu recentemente em seu escritório uma família que não economizou nas melhorias desta área da casa.


A arquiteta Betina Gomes

“Atualmente em cada cinco cozinhas projetadas quatro são integradas. O cliente passou a investir e exigir eletrodomésticos que correspondessem às suas necessidades. Ficamos impressionados como a mudança foi radical. Temos realizado várias reformas de cozinhas e equipados com produtos de última geração”, explica.

Com o forno elétrico de Embutir FRANKE “Crystal Black”, cozinhar ficou muito melhor! Com o display digital que permite programar não só o término do cozimento mas também o início do mesmo. São 9 funções de cocção pré-programadas de fácil utilização.

Melhorar a infraestrutura em casa. Andressa Venturini, arquiteta gaúcha com forte atuação no Novo Campeche em Florianópolis, é testemunha dos layouts que teve que reconfigurar para criar espaços de lazer e prazer nos projetos dos seus clientes.

A arquiteta Andressa Venturini

“Uma cliente queria abrir mão de uma cama para investir na banheira dos sonhos. Outra desistiu de ampliar o living para aumentar a metragem da área externa. São vários casos diferentes. As pessoas criaram rituais em casa, durante a pandemia, e quiseram trazer para as suas moradas o lazer que tinham fora”, revela a profissional, que no último ano reformou e ampliou muitas áreas externas equipadas com Spas.

O Spa Jacuzzi J-195 pode ser considerado uma clínica hidroterápica dentro de casa. Fabricado com alta tecnologia americana, o equipamento conta com 33 jatos de hidroterapia, quatro assentos anatômicos e pode ser instalada tanto em ambientes internos quanto externos.

Considerado um acessório de luxo antes da pandemia, o toalheiro elétrico virou item essencial nos lares. Ainda mais nas cidades de clima úmido como Florianópolis.

A arquiteta Carina Beduschi

“Como o clima é muito úmido, a toalha demora a secar, especialmente para quem mora em apartamentos. Além de secar a toalha no próprio banheiro e deixá-la quentinha para uso, a outra vantagem é que o equipamento ajuda a deixar o ambiente com uma temperatura mais agradável, principalmente no inverno. Traz o conforto para o dia a dia”, comenta Carina Beduschi. A arquiteta confirma a tendência, cerca de 80% dos seus clientes optam por investir no produto.

O Toalheiro Elétrico Aquece une design moderno e funcional, além de baixo consumo de energia.

Produção: ProFatto
Fotos: Mariana Boro

Sair da versão mobile