NotíciasRio Grande do SulVariedades

Documentário que aborda carnaval de Caxias do Sul será lançado no dia 26 de setembro

O documentário “De que lado que tu samba? O Rufar do Mestre Batata” será lançado on-line no domingo, dia 26 de setembro, às 18h. O filme celebra as escolas de samba e o movimento carnavalesco de Caxias do Sul, tendo como fio condutor e personagem principal o mestre de bateria Ivan Diego Feijó da Silva, mais conhecido como Mestre Batata, da Acadêmicos Pérola Negra. “A escolha desta personagem não se deu à toa. Entendemos que ele é a mais bem sucedida expressão dos percussionistas com relação a baterias das escolas de samba”, explica o diretor e proponente do projeto, Ernani Viana.

Com aproximadamente 50 minutos de duração, o filme conta com depoimentos dos historiadores Fabricio Romani Gomes e Lucas Caregnato, ambos com trabalhos na área da cultura, do samba e do movimento negro, além de representantes do Carnaval caxiense como Bira Ferreira, Salesio Macedo (Tio Cafú) e Julio César Gilbert (Cesinha), entre outros. Para Viana, que pela primeira vez roteiriza, dirige e ocupa um set de filmagens, todas as expectativas, no pré e pós produção, só poderiam ser superadas, aprimoradas com a esta nova experiência. “O que mais me tocou neste processo foi oportunizar falas de grandes agentes da cultura caxiense que, por meio do documentário, podem aumentar as chances de reconhecimento da importância de se ter uma escola de samba numa comunidade, além de poder aprender e vivenciar o processo de produção fílmica em sua totalidade”, afirma o diretor. Depois da estreia, o filme será disponibilizado para o circuito de festivais da área audiovisual.

Como parte da trilha sonora original, foi gravado o samba-enredo “Mestre Batata pergunta de que lado que tu samba”, com sequência rítmica elaborada pelo Mestre Batata, produção musical do músico Roberto Scopel, do projeto Beto e Suas Máquinas, letra de Sandro da Cruz e Guy Ribeiro e voz de Sandro da Cruz e Vagner Macedo. Ainda, a canção será tema de um clipe musical que encerra o filme.

No domingo, haverá uma breve apresentação, a transmissão do filme e, em seguida, uma discussão sobre o processo de realização. Quem quiser acompanhar deve se inscrever pela plataforma Sympla (https://tiny.cc/7oajuz) e receberá link de acesso ao evento.

O projeto “De que lado que tu samba? O rufar do Mestre Batata” foi contemplado em março de 2021 pelo Edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a Fundação Marcopolo, com recursos oriundos da Lei nº 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc, na área Memória e Patrimônio.

SERVIÇO:

Lançamento do documentário “De que lado que tu samba? O Rufar do Mestre Batata”

  • Data: 26 de setembro
  • Horário: 18h
  • Inscrições: Link do Sympla https://tiny.cc/7oajuz
  • Facebook e Instagram: @dequeladoquetusamba

CONHEÇA O MESTRE BATATA:
Mestre Batata nasceu em 1983 na periferia de Caxias do Sul, no bairro Pioneiro. Aos três anos de idade, sua mãe já o levava, junto com seu irmão, para os ensaios da escola Incríveis do Ritmo. Entre 1995 e 2004 insere-se como ritmista nas escolas XV de Novembro, Unidos do É O Tchan, São Vicente, Reino do Sol e Lua, Império da Zona Norte, Unidos do Pôr do Sol, Fidalgos e Aristocratas e Samba Puro, sendo estes dois últimos em Porto Alegre. Em 2007, esteve à frente da bateria da Incríveis do Ritmo e, entre 2008 e 2009, na Protegidos da Princesa, onde conquistou seu primeiro título no Grupo Especial. No decorrer da carreira, recebeu diversos prêmios como melhor Mestre de Bateria, como o Estandarte de Ouro e o Mérito do Samba, reconhecimento ofertado pela ASSENCAR (Associação Carnavalesca de Caxias do Sul). Desde 2017 atua na escola Acadêmicos Pérola Negra, além de participar do grupo Samba Show, voltado para eventos particulares.

EQUIPE DO PROJETO:

  • Proposição e pesquisa: Ernani Viana
  • Direção e roteiro: Ernani Viana
  • Assistente de direção, edição e design: Samir Tuffy
  • Assistente de direção: Marcelo da Rosa Costa
  • Produção cultural: Rafael Vebber
  • Direção de Fotografia e operadores de câmera: Antonio Valiente e Marcelo Casagrande
  • Direção de Arte: Rachel Zilio
  • Captação de som direto: Vitor Lemes
  • Trilha Sonora Original: Roberto Scopel
  • Assessoria de Comunicação: Cíntia Hecher
Botão Voltar ao topo